Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3144

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Henrique Bueno Américo
Orientador MARIZABEL KOVALSKI
Outros membros Felippe da Silva Leite Cardoso, ISRAEL TEOLDO DA COSTA
Título Comparação do conhecimento tático processual na fase ofensiva entre os jogadores de futebol das categorias Sub-11 e Sub-17
Resumo Introdução: No futebol, o conhecimento tático do jogo é um aspecto importante para desempenho dos jogadores. Dentre os tipos de conhecimento, o conhecimento tático processual é definido como a capacidade do jogador de saber “como fazer”, sendo relacionado com as ações realizadas pelos jogadores no campo de jogo. Estudos apontam que os jogadores com melhor desempenho no jogo apresentam uma base mais refinada de conhecimento tático processual, podendo assim, tomar decisões mais rápidas nas diferentes situações do jogo de futebol. Objetivo: Verificar se os jogadores que estão no final do processo de formação (Categoria Sub-17), e, consequentemente, têm um maior tempo de prática no treino da modalidade, apresentam um melhor Conhecimento Tático Processual na fase ofensiva quando comparados aos jogadores que estão iniciando esse processo (Categoria Sub-11). Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 36 jogadores de futebol, divididos igualmente entre as categorias Sub-11 (n=18) e Sub-17 (n=18) de um clube da primeira divisão do Campeonato Brasileiro da série A. Para análise do Conhecimento Tático Processual foi utilizado o “FUT-SAT”. Este instrumento permite avaliar os cinco princípios táticos fundamentais ofensivos do jogo de futebol, sendo eles: i) penetração, ii) cobertura ofensiva, iii) espaço, iv) mobilidade, v) Unidade ofensiva. Para comparar o Conhecimento Tático Processual entre as duas categoria foi utilizada estatística descritiva para conseguir os valores de média e desvio padrão dos dados. O teste Shapiro-Wilk foi utilizado para verificar a normalidade de distribuição dos dados. Foi utilizado o teste t para amostras independentes para comparar a diferença entre as categorias. O effect size foi apresentado a partir do valor de r. A fiabilidade foi calculada através do teste Kappa de Cohen. Para todas as análises, foi utilizado o SPSS 20.0 e nível de significância de p<0,05. Resultados: O teste t para amostras independentes apontou diferença estatisticamente significativa entre as categorias no Conhecimento Tático Processual, onde os jogadores da categoria Sub-17 tiveram um melhor resultado comparados aos jogadores da categoria Sub-11. Um dos fatores que podem justificar este resultado trata-se de que os jogadores em processo final de formação tiveram um maior tempo de prática no treinamento da modalidade, possuindo assim, conhecimento acerca da organização do espaço no jogo. Conclusão: Conclui-se que os jogadores da categoria Sub-17, que estão no processo final de formação, apresentam um melhor Conhecimento Tático Processual que os jogadores da categoria Sub-11, que estão iniciando no processo de formação do futebol.
Palavras-chave Futebol, Conhecimento Processual, Categoria de Base.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.