Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3115

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Leandro Baptista
Orientador ROSA CRISTINA PORCARO
Outros membros Diana Duarte Soares, Karina dos Anjos Macedo Costa
Título A Gestão de uma Escola Prisional: diferenças e similaridades
Resumo O intuito da presente pesquisa foi analisar a Escola Estadual Professor Cid Batista, no que se refere à sua origem e à sua organização pedagógica. Existiam muitas dúvidas a respeito de como se dá a gestão de uma escola de EJA Prisional, em se tratando de seus métodos de ensino, materiais didáticos, relação aluno-professor e estrutura organizacional da escola. Os graduandos do 3º período do curso de Pedagogia, como alunos da disciplina Prática de Formação Acadêmica III, foram convidados a desenvolver um trabalho acadêmico com o objetivo de compreender a gestão das diversas instituições de ensino. O objetivo era que cada grupo estudasse uma instituição, por meio de observações e entrevistas com diretores, secretários e professores. Nesse sentido, entramos em contato com o profissional responsável pela escola prisional, que nos passou os dados necessários para que conhecêssemos um pouco dessa instituição. Verificamos, através das observações desenvolvidas, que o sistema de ensino, bem como o calendário, o regimento escolar e a grade curricular, são organizados da mesma forma que os de uma EJA regular. O diretor, a secretária e os professores são contratados pelo Estado e todos possuem curso superior. O ensino é multidisciplinar, dividido em duas fases: anos iniciais e anos finais do ensino fundamental. Fica a cargo do professor fazer todo o planejamento das aulas, trabalhando temáticas da atualidade, como festa junina, copa do mundo, entre outras. Esses professores preenchem o diário de presença dos alunos como em qualquer escola do ensino regular. O calendário da EJA prisional acompanha o mesmo calendário das escolas regulares, com os mesmos feriados, recessos e férias. O plano curricular também é o mesmo das escolas regulares. O que difere é que os professores, nessa instituição, ministram aulas em horário reduzido de apenas duas horas e meia por dia. Além disso, esses profissionais possuem alguns deveres dentro da instituição, como o uso de vestuário próprio, com restrição de cores, sapatos fechados, calça jeans e jalecos verdes claros. As professoras não podem usar esmaltes de cores fortes ou jóias. Essas professoras devem, ainda, evitar o uso dos cabelos soltos durante o horário de trabalho. Esses docentes não têm acesso à ficha criminal dos alunos, para que não haja, por parte deles, a rotulação dos alunos por influência de sua pena. Cada educando possui uma ficha de presença individual, que é assinada diariamente pelos próprios alunos. A cada mês, essa ficha é recolhida pela Secretaria e enviada para o Diretor, que contabiliza as horas estudadas pelos educandos e, em seguida, envia para o Juiz, que faz a redução da pena, seguindo a Lei 7.210, de Execução Penal. Concluímos que a EJA prisional tem o mesmo plano curricular de instituições regulares, mas difere em alguns aspectos ligados às normas de funcionamento do presídio, possuindo algumas particularidades em função da segurança imposta pelo Regimento desta instituição.
Palavras-chave EJA, educação prisional, gestão escolar
Forma de apresentação..... Painel
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