Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3106

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física teórica, experimental e de simulação
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Henrique Santiago de Assis
Orientador JORLANDIO FRANCISCO FELIX
Título Síntese e Caracterização de Filmes Finos Poliméricos e Nanocompósitos para Aplicação em Células Fotovoltaicas e Dispositivos MOS Usando Sistemas do Tipo: Polímero/GaAs e Polímero/Sílicio
Resumo A energia elétrica proveniente de células solares vai desempenhar um papel cada vez mais relevante na produção de energia elétrica nos próximos anos. A sua produção, atualmente, cresce em rimo acelerado, estimulada por políticas de incentivo, tendo ultrapassado o marco de 1 GW anual de potência instalada. No entanto, a viabilidade de sua difusão em larga escala no mercado da energia depende da evolução das tecnologias, com o objetivo de reduzir o seu custo e aumentar a sua eficiência.
Com o aumento da demanda de energia surge a necessidade de se desenvolver fontes de energias alternativas. Adicionalmente, no cenário atual, existe a preocupação com a utilização de fontes de energia limpa como, por exemplo, a energia fotovoltaica que, por sua vez, poderá exercer um papel importante na produção global de energia nas próximas décadas.
Novos materiais são propostos para o desenvolvimento de células solares, onde algumas diferentes estruturas têm sido investigadas, principalmente após o surgimento dos polímeros condutores como, por exemplo, células orgânicas, células solares com corante (dye sensitized), células de nanocristais inorgânicos, entre outros.Entretanto, todas essas estruturas, apesar de serem produzidas com um custo acessível, possuem baixa eficiência de conversão de energia solar em elétrica, quando comparadas às células solares convencionais e ainda apresentam problemas relacionados à estabilidade elétrica, no caso dos polímeros condutores.
O principal objetivo deste projeto é desenvolver novos materiais e processos de deposição de filmes finos, para preparação de heteroestruturas orgânica/inorgânica e, finalmente, usá-las como dispositivos fotovoltaícos.
Entre os diversos fatores que fazem da PANI um dos polímeros mais importantes e promissores para o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos são: a facilidade de síntese, estabilidade química, baixo custo e na facilidade de dopagem, que pode ser feita através da polimerização em meio ácido através da mudança do seu estado de oxidação.
Para tanto, serão implementadas técnicas relativamente simples para obtenção de filmes finos poliméricos (PANI) dopados e não dopados sobre diversos substratos semicondutores inorgânicos.
Palavras-chave Filmes finos, Polianilina, polímeros condutores
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,69 segundos.