Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3104

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Rhuan Paes de Lucena
Orientador JOSE GERALDO DO CARMO SALLES
Título Handebol para um Brasil Pós Olímpico - Iniciação e aperfeiçoamento em handebol para a comunidade viçosense
Resumo O Projeto de Extensão: Handebol para um Brasil Pós Olímpico - Iniciação e aperfeiçoamento em handebol para a comunidade viçosense, está sendo ofertado para alunos da rede pública de ensino com faixa etária entre 10 e 14 anos que demonstraram interesse pela modalidade. As aulas estão sendo desenvolvidas no Ginásio de Esportes da UFV. Os objetivos gerais estão relacionados ao desenvolvimento da modalidade nos mais variados aspectos, bem como, as possibilidades de estímulos motores e afetivos. Foram estabelecidas os seguintes objetivos específicos: Estimular os potenciais individuais e coletivos fundamentais para a formação global; desenvolvimento dos princípios de autoestima, autoconhecimento, autocontrole, autocrítica e do equilíbrio da emoção; e, dotar os monitores de competência para o gerenciamento de grupos de treinamentos nos mais distintos níveis (aprendizagem, aperfeiçoamento e treinamento). Para dar início ao projeto foram realizadas visitas dos monitores as escolas públicas do município. Nessa ocasião foi apresentada a modalidade de handebol, o atual momento do esporte e também como este vem sendo desenvolvido no Brasil. Através dessas informações buscou-se fomentar o interesse dos alunos frente aos propósitos do projeto. Neste período a participação dos acadêmicos ocorreu através da disciplina EFI 364 – Handebol II, em que estes tiveram parte de suas avaliações desenvolvidas com observações das turmas. As atividades são supervisionadas pelo professor coordenador visando ajuste e controle das ações ofertadas. Durante as aulas são empregados as metodologias de ensinos da práticas esportivas adequadas às fases de desenvolvimento, crescimento e aprendizagem dos alunos. As atividades trabalhadas focaram nas potencialidades individuais e as necessidades básicas e fundamentais da modalidade, tais como: saltos, arremessos, coordenações, equilíbrios e agilidades. Houve boa evolução dos alunos nos aspectos técnico-táticos e na interação social dentro do grupo. Um ponto de grande dificuldade no transcorrer deste período foi conseguir a autorização dos pais/responsáveis para que seus filhos participassem do mesmo. Segundo eles, o ginásio está localizado muito distante de suas residências e com isso torna-se inviável o deslocamento dos alunos, por não se sentirem seguros em deixar seus filhos virem sozinhos e/ou a pé para o campus universitário. Para alguns pais, tratar de um ambiente com muitos fatores externos que podem acarretar em acidentes e outros transtornos. Os pais disseram não ter tempo para acompanhá-los durante as atividades. Estão sendo discutidas novas estratégias para agregar mais alunos e dar continuidade ao trabalho juntamente com aqueles que já frequentam o projeto. Outra alternativa discutida e colocada em prática neste segundo semestre será desenvolver as atividades em algumas instituições escolares em horários disponibilizados pelas direções.
Palavras-chave Handebol, crianças, Potencialidades
Forma de apresentação..... Painel
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