Resumo |
Reconhecendo a importância dos docentes na vida escolar e na futura vida profissional dos estudantes, uma vez que os estudos sobre o efeito-professor têm mostrado que os “[...] efeitos sala de aula ou efeitos mestre (BRESSOUX, 2003) são geralmente mais importantes que o efeito escola” LAFONTAINE, 2011, p. 279), este estudo tem como objeto o papel que os professores da licenciatura exercem na consolidação das escolhas por esses cursos. Para tanto, buscou-se ouvir estudantes universitários matriculados em cursos de licenciatura de uma universidade pública do Estado de Minas Gerais, a Universidade Federal de Viçosa. A amostra foi composta por cinquenta e sete estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas, do 4º período em diante, que responderam um questionário no qual foram exploradas as características sociais e escolares desses estudantes e os motivos da escolha profissional, dentre outros. Uma análise exploratória dos dados levantados indicou que a principal razão da escolha pela licenciatura foi o fato de ser um curso em que o estudante consegue conciliar com o trabalho (14); seguida da ocorrência de gostar da área de ensino e da educação (11) e do anseio por ser professor (10). Diversas pesquisas (NOGUEIRA, 2004; VALLE, 2006; SARAIVA; SILVA; FERENC, 2012), já mostraram que as escolhas pelo magistério se dão muitas vezes por razões econômicas ou por ser uma das muitas possibilidades de alunos de baixo desempenho na educação básica lograrem um lugar no ensino superior. Muitos desses estudantes migram para outros cursos depois do ingresso na universidade (BRAGA, PEIXOTO E BOGUTCHI, 2001). No entanto, alguns discentes, que já ingressaram na universidade em cursos de licenciatura por razões práticas e não por interesse pelo magistério, terminam gostando desses cursos. Consolida-se, assim, durante o curso, uma escolha que inicialmente fora feita estrategicamente apenas para garantir um lugar no ensino superior? É essa questão que buscamos problematizar no presente trabalho. |