ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Saúde publica e ambiente |
Setor | Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | Outros |
Primeiro autor | Lorena Luana Batista |
Orientador | DEBORA CARVALHO FERREIRA |
Outros membros | Gislaine Rosa de Souza Oliveira, Henrique Guarino Colli Peluso, Murillo de Melo Villen Favaro de Oliveir, Raíssa Dalat Coelho Furtado, Thiago Leister de Medeiros, Ticiana Moura Rosa Brandão, Walmer Cardoso de Oliveira Júnior |
Título | A promoção da saúde escolar: um debate necessário |
Resumo | A promoção da saúde escolar: um debate necessário Lorena Luana Batista Débora Carvalho Ferreira Gislaine Rosa de Souza Olveira Henrique Guarino Colli Peluzo Murillo de Melo Villen Favaro de Oliveira Raíssa Dalat Coelho Furtado Ticiana Moura Rosa Brandão Thiago Leister de Medeiros Walmer Cardoso de Oliveira Júnior O debate sobre promoção da saúde é um tema de grande importância na atualidade, devido à ampla gama de possibilidade de intervenção precoce na saúde das populações vulneráveis. Nesta perspectiva, o trabalho de educação em saúde preventiva com a população infantil mostra-se como um campo promissor. Desde o ano de 1991, existe no Brasil uma política própria de incentivo a ações de educação e promoção a saúde no ambiente escolar, denominada “saúde escolar”, a qual pode ser vista como um campo rico e favorável à atuação de prevenção a saúde, facilitando o acesso ao trabalho de educação em saúde, visto que as crianças já se encontram num ambiente propício para intervenções educativas. Este relato de experiência propõe-se a verificar como estas ações estão sendo realizadas na realidade de uma escola pública de Viçosa, através da visão de professores, pais e alunos sobre estas ações, assim como realizar atividades de promoção da saúde envolvendo os mesmos atores, de acordo com as recomendações da política de Saúde Escolar do Ministério da Saúde. Foram realizadas entrevistas com pais, professores e alunos da faixa etária de 9 a 12 anos, sobre a temática de educação em saúde na escola. Através desta ferramenta buscou-se conhecer o entendimento de todos esses sujeitos sobre o tema de saúde, verificar a abordagem do assunto, sua importância e promoção em sala de aula e sua respectiva abrangência. Com as respostas coletadas, procurou-se apreender quais intervenções poderiam ser realizadas, visando à formação de um aluno consciente dos conceitos de promoção e importância da saúde. Esta verificação da realidade possibilitou um potencial benefício à saúde pública, pois identificou fragilidades nas ações realizadas de educação e promoção a saúde escolar e pôde-se visar à criação de mecanismos de fortalecimento dessas ações. Foi observado, através dos resultados coletadas nas entrevistas com pais, professores e alunos, que o tema saúde é abordado em sala de aula, principalmente através dos temas de alimentação, higiene pessoal e saúde bucal. Porém, apesar disto, na opinião de todos os sujeitos ouvidos, a abordagem deve ser ampliada, abrangendo causas, transmissão e prevenção de doenças infecciosas. Assim, o presente projeto propõe-se a continuar suas atividades extencionistas através de ações que promovam o fortalecimento do autocuidado e a prevenção de riscos, assim como práticas e hábitos que favoreçam a saúde e o desenvolvimento humano, buscando propiciar a participação de todos os componentes da comunidade escolar na tomada de decisões para motivar transformações da saúde pública e da realidade social. |
Palavras-chave | promoção, saúde, educação |
Forma de apresentação..... | Painel |