Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3086

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Lorena Luana Batista
Orientador DEBORA CARVALHO FERREIRA
Outros membros Gislaine Rosa de Souza Oliveira, Henrique Guarino Colli Peluso, Murillo de Melo Villen Favaro de Oliveir, Raíssa Dalat Coelho Furtado, Thiago Leister de Medeiros, Ticiana Moura Rosa Brandão, Walmer Cardoso de Oliveira Júnior
Título A promoção da saúde escolar: um debate necessário
Resumo A promoção da saúde escolar: um debate necessário
Lorena Luana Batista
Débora Carvalho Ferreira
Gislaine Rosa de Souza Olveira
Henrique Guarino Colli Peluzo
Murillo de Melo Villen Favaro de Oliveira
Raíssa Dalat Coelho Furtado
Ticiana Moura Rosa Brandão
Thiago Leister de Medeiros
Walmer Cardoso de Oliveira Júnior
O debate sobre promoção da saúde é um tema de grande importância na atualidade, devido à ampla gama de possibilidade de intervenção precoce na saúde das populações vulneráveis. Nesta perspectiva, o trabalho de educação em saúde preventiva com a população infantil mostra-se como um campo promissor. Desde o ano de 1991, existe no Brasil uma política própria de incentivo a ações de educação e promoção a saúde no ambiente escolar, denominada “saúde escolar”, a qual pode ser vista como um campo rico e favorável à atuação de prevenção a saúde, facilitando o acesso ao trabalho de educação em saúde, visto que as crianças já se encontram num ambiente propício para intervenções educativas. Este relato de experiência propõe-se a verificar como estas ações estão sendo realizadas na realidade de uma escola pública de Viçosa, através da visão de professores, pais e alunos sobre estas ações, assim como realizar atividades de promoção da saúde envolvendo os mesmos atores, de acordo com as recomendações da política de Saúde Escolar do Ministério da Saúde. Foram realizadas entrevistas com pais, professores e alunos da faixa etária de 9 a 12 anos, sobre a temática de educação em saúde na escola. Através desta ferramenta buscou-se conhecer o entendimento de todos esses sujeitos sobre o tema de saúde, verificar a abordagem do assunto, sua importância e promoção em sala de aula e sua respectiva abrangência. Com as respostas coletadas, procurou-se apreender quais intervenções poderiam ser realizadas, visando à formação de um aluno consciente dos conceitos de promoção e importância da saúde. Esta verificação da realidade possibilitou um potencial benefício à saúde pública, pois identificou fragilidades nas ações realizadas de educação e promoção a saúde escolar e pôde-se visar à criação de mecanismos de fortalecimento dessas ações. Foi observado, através dos resultados coletadas nas entrevistas com pais, professores e alunos, que o tema saúde é abordado em sala de aula, principalmente através dos temas de alimentação, higiene pessoal e saúde bucal. Porém, apesar disto, na opinião de todos os sujeitos ouvidos, a abordagem deve ser ampliada, abrangendo causas, transmissão e prevenção de doenças infecciosas. Assim, o presente projeto propõe-se a continuar suas atividades extencionistas através de ações que promovam o fortalecimento do autocuidado e a prevenção de riscos, assim como práticas e hábitos que favoreçam a saúde e o desenvolvimento humano, buscando propiciar a participação de todos os componentes da comunidade escolar na tomada de decisões para motivar transformações da saúde pública e da realidade social.
Palavras-chave promoção, saúde, educação
Forma de apresentação..... Painel
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