Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3066

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Christiany Silva Soares
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Bruna Cardoso da Silva, Gustavo Henrique Silveira de Moraes, Verônica Maria Soares Sánchez
Título Importância do relatório de registro de atendimento no projeto Interagir - Natação para pessoas com deficiência
Resumo O relatório é o documento utilizado para informar com exatidão e clareza o ocorrido no evento que descreve. A utilização desse documento promove o registro, acompanhamento e a reorientação das propostas e metodologias de um projeto. O Projeto Interagir, integrante do PROAFA/UFV – Programa de Atividade Física Adaptada da Universidade Federal de Viçosa desenvolve aulas de natação para pessoas com deficiência em dois núcleos, duas vezes por semana para cada núcleo, com quarenta minutos cada sessão. O relatório do Projeto Interagir é composto pelos tópicos cabeçalho, atividades desenvolvidas e feedback dos alunos e professores. Este trabalho objetiva apresentar o modelo de relatório do Projeto Interagir e as informações obtidas no primeiro semestre de 2014. A pesquisa foi feita por meio da analise da estrutura do modelo de relatório do Projeto Interagir e documentada a síntese das informações coletadas nesses relatórios no período de fevereiro a julho de 2014. Os relatórios do Projeto Interagir foram adaptados para buscar melhorar a estrutura desse documento e promover organização dos registros e metodologias utilizadas no projeto. O documento contém três partes essências. O cabeçalho identifica o evento e controla a freqüência dos alunos e professores ao informar o nome dos alunos e professores presentes na aula, a modalidade esportiva desenvolvida no projeto – Natação, o local e data da intervenção. O segundo tópico, Atividades desenvolvidas diz respeito ao planejamento das atividades e informa os objetivos e a descrição da atividade planejada. É compartilhado previamente para conhecimento e estudo dos professores do Projeto. O terceiro tópico é a descrição dos acontecimentos da aula intitulado como feedback dos aluno e professores. Sob a orientação de registrarem a maior quantidade de informações possíveis, este tópico contém todo o ocorrido da aula. Como a chegada dos alunos ao espaço da aula, atuação dos alunos durante as atividades, o auxilio do professor para com o aluno na realização das atividades e a interação e socialização de alunos e professores. Com base na estrutura deste documento pode se avaliar durante esses meses que houve melhora na autonomia, adaptação ao meio liquido, percepção espacial, controle respiratório, melhoras nos fundamento do nado crawl e costas. Através dos relatórios produzidos pode se constatar que é notória a importância desse documento e a partir dele coletar dados que possam ser relevantes para as próximas intervenções. Percebe se também a importância da continuidade dos relatórios a fim de reservar informações obtidas que poderão ser utilizadas futuramente. Dessa forma, pode-se constatar que as descrições de tal documento fornecem importante suporte para o planejamento, acompanhamento e adequação permanente das atividades realizadas, levando em consideração as especificidade das deficiências atendidas.
Palavras-chave Relatório, Metodologia, Documento
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.