Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3060

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Júlia Delfino Pereira Gravina
Orientador ROSALIA BEBER DE SOUZA
Outros membros CRISTIANE CATALDI DOS SANTOS PAES, Lara Lúcia da Silva
Título A representação e violência contra a mulher na “Gioni’s Revenge”: um estudo crítico de acordo com a Gramática do Design Visual
Resumo Ao longo do tempo, a forma como os discursos foram sendo criados sofreu modificações, sendo que, atualmente, seus criadores utilizam variados recursos multimodais (imagens, textos, sons, entre outros). Manifestando-se tanto na forma oral quanto na escrita e imagética, enquanto publicidades, propagandas ou campanhas, os discursos têm como objetivos influenciar as atitudes dos públicos alvos, seu poder de compra e também divulgar ideias e conceitos. Em abril de 2013, a empresa italiana de condimentos Gioni divulgou a ação de marketing “Gioni’s Revenge” (Vingança da Gioni, em português), criada pela agência de publicidade e marketing A1ch1m1a, composta por três imagens, nas quais as garrafas humanizadas de "Ketchup", "Brown Sauce" e "Cream Salad" agridem fisicamente duas mulheres e um garoto. Este trabalho tem como objetivo analisar o papel dos elementos visuais na construção da mensagem transmitida pela ação de marketing em questão, buscando verificar, sobretudo, seu caráter sexista e averiguar se seu discurso contribui para a naturalização da violência contra o sexo feminino. Como pressuposto teórico-metodológico adotou-se a Gramática do Design Visual, analisando as imagens de acordo com os Significados Representacional e Composicional, pautando o trabalho na Análise do Discurso Crítica e na Teoria do Discurso Social. Ao final da pesquisa, chegou-se à conclusão de que a “Gioni’s Revenge” tem cunho ideológico e não comercial, caracterizando-se, assim, como uma propaganda e não como uma publicidade. Desse modo, seu objetivo é disseminar uma ideia e não um produto, o que, neste caso, contribui para a naturalização da violência contra a mulher e reforça a ideologia da superioridade masculina sobre o sexo feminino. Apesar de todas as formas de discurso possuírem as ideologias de quem as produz e não serem, em seu todo, neutras, elas devem ser criadas de forma justa. Este trabalho, portanto, reforça a necessidade de desenvolver o pensamento crítico em meio ao grande fluxo de informações veiculadas cotidianamente pela mídia, em suas mais variadas formas, fortalecendo a importância da análise, sob diferentes perspectivas, dos discursos que nos cercam.
Palavras-chave Violência doméstica, Gioni's Revenge, Análise Crítica do Discurso
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.