Resumo |
Ao longo do tempo, a forma como os discursos foram sendo criados sofreu modificações, sendo que, atualmente, seus criadores utilizam variados recursos multimodais (imagens, textos, sons, entre outros). Manifestando-se tanto na forma oral quanto na escrita e imagética, enquanto publicidades, propagandas ou campanhas, os discursos têm como objetivos influenciar as atitudes dos públicos alvos, seu poder de compra e também divulgar ideias e conceitos. Em abril de 2013, a empresa italiana de condimentos Gioni divulgou a ação de marketing “Gioni’s Revenge” (Vingança da Gioni, em português), criada pela agência de publicidade e marketing A1ch1m1a, composta por três imagens, nas quais as garrafas humanizadas de "Ketchup", "Brown Sauce" e "Cream Salad" agridem fisicamente duas mulheres e um garoto. Este trabalho tem como objetivo analisar o papel dos elementos visuais na construção da mensagem transmitida pela ação de marketing em questão, buscando verificar, sobretudo, seu caráter sexista e averiguar se seu discurso contribui para a naturalização da violência contra o sexo feminino. Como pressuposto teórico-metodológico adotou-se a Gramática do Design Visual, analisando as imagens de acordo com os Significados Representacional e Composicional, pautando o trabalho na Análise do Discurso Crítica e na Teoria do Discurso Social. Ao final da pesquisa, chegou-se à conclusão de que a “Gioni’s Revenge” tem cunho ideológico e não comercial, caracterizando-se, assim, como uma propaganda e não como uma publicidade. Desse modo, seu objetivo é disseminar uma ideia e não um produto, o que, neste caso, contribui para a naturalização da violência contra a mulher e reforça a ideologia da superioridade masculina sobre o sexo feminino. Apesar de todas as formas de discurso possuírem as ideologias de quem as produz e não serem, em seu todo, neutras, elas devem ser criadas de forma justa. Este trabalho, portanto, reforça a necessidade de desenvolver o pensamento crítico em meio ao grande fluxo de informações veiculadas cotidianamente pela mídia, em suas mais variadas formas, fortalecendo a importância da análise, sob diferentes perspectivas, dos discursos que nos cercam. |