Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3056

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Elisângela de Fátima Teixeira
Orientador WANIA MARIA GUIMARAES LACERDA
Título Vivências universitárias de estudantes negros matriculados nos cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Viçosa
Resumo A população negra esta inserida em um contexto histórico desfavorecido socialmente, economicamente e culturalmente, resultados de concepções e práticas sociais orientados por ideologias em relação às diferenças físicas existentes entre as pessoas, provenientes de ideias estereotipadas no que diz respeito à cor da pele que historicamente construídas tem como consequência a exclusão, a negação da identidade deste grupo. Em virtude desta circunstância, a presente pesquisa volta-se para o sistema educacional brasileiro, tomando como base o ensino superior e os estudantes negros como sujeitos pesquisados. De acordo com Gomes (2010) ao tomar o ensino superior como espaço de construção de identidades raciais tem sentido diferente do que discutir outros espaços educativos, porque esta modalidade de ensino tem sido mais excludente em relação aos sujeitos negros do que a educação básica. Diante disto, este trabalho buscou-se compreender as vivências universitárias de estudantes negros oriundos de camadas populares matriculados nos cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Viçosa- MG, a saber: Geografia, História, Letras e Pedagogia. Dessa forma, privilegiou-se a experiência universitária de cinco estudantes negros de camadas populares no decorrer dos quatro últimos anos. O instrumento de coleta de dados utilizado foi entrevista semi-estruturada. Os dados apontam que a escolha do curso superior feita pelos estudantes teve como critério ser uma licenciatura por considerá-las de “fácil acesso", pois após a entrada na universidade, buscariam formas para mudar de curso, tendo como aspiração cursos de maior prestígio, acreditando que dessa forma seria mais fácil realizar suas escolhas que, decorre do fato de considerarem que outras profissões lhes proporcionaria um alto retorno financeiro no mercado de trabalho. Sobre a permanência na instituição, os entrevistados contaram com apoio familiar e da universidade no que se refere aos custos com a moradia e alimentação. Outra dificuldade vivenciada pelos estudantes advém de seus processos de escolarização na educação básica, que ocorreu em estabelecimentos públicos, os quais, em suas avaliações, não lhes proporcionaram uma formação adequada para prosseguir os estudos em nível superior, o que exigiu deles uma dedicação intensa para atingir o mesmo nível de conhecimento esperado de estudantes universitários. Assim, acredita-se que estudantes negros de camadas populares com percursos escolares longevos, buscam o reconhecimento social e ascensão econômica. Este percurso torna-se possível, devido à mobilização individual e familiar empreendidas durante seu processo de escolarização. Estes ao ingressarem no ensino superior, apresentam vantagens sociais ao comparar com os demais de sua classe social, embora isso, não significa que estarão livres da marginalização acadêmica e da sociedade em geral.
Palavras-chave Negros, ensino superior, vida universitaria
Forma de apresentação..... Painel
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