Resumo |
No Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) um dos subprojetos da Pedagogia atua com a educação especial em articulação com a educação inclusiva em escolas municipais de Viçosa/MG. Entre as atuações deste projeto está o atendimento a alunos com deficiência auditiva e distúrbio da linguagem que representam de 7,1% da população e, tem como características a ausência da audição e fala ou a insuficiência de articulação, resultando numa palavra quase inaudível por distúrbio neurológico, respectivamente. Com objetivo de favorecer a aprendizagem de alunos com estas condições de desenvolvimento foram realizadas pelas bolsistas, por um semestre, atuações didáticas adaptadas e acompanhamento das atividades acadêmicas em classe, duas vezes por semana em jornada integral nas respectivas turmas. A ações eram registradas descritivamente em de forma relatório pós-evento. O trabalho foi desenvolvido com um aluno de 7 anos de idade, surdo, que está no 1º ano e, a outra aluna com deficiência na linguagem, de 13 anos, que estuda no 4º ano, ambos do ensino fundamental e frequentam o atendimento educacional especializado no contraturno. O aluno está em fase de aquisição de conceitos matemáticos introdutórios e da Língua Brasileira de Sinais em associação com o português. A aluna apresenta dificuldade motora nas mãos e pernas para locomoção, não domina os conceitos introdutórios para a alfabetização como nomear cores e identificação numérica e usa de gestos para se comunicar. Para a aluna utilizou-se na resolução das atividades da sua série participação com confecção de bolinhas de papel e uso de massa de modelar com as mãos para cobertura de desenhos, identificação das cores por associação nos pertences pessoais, uso de uma ficha com o alfabeto e associação das letras a imagens conhecidas, além de incentivo para se locomover. Foram trabalhados jogos com numerais de zero a dez para ambos, sendo que usando Libras para o aluno. Pode-se notar uma evolução na coordenação motora da aluna quanto a locomoção, alimentar-se, associar figuras iguais com variações de um elemento e sinalizações gestuais com maior frequência para se comunicar. O aluno surdo conta e reconhece em Libras quantidade de zero a cinco, distingue sinais de alimentos, seres vivos, frutas. Está escrevendo em português o seu nome completo e letras iniciais de algumas palavras; identifica as funções dos órgãos sensoriais. Estas indicações de avanço na aprendizagem desses alunos sinalizam a importância de adequações de recursos didáticos aliados a vivências de formação docente com uma preocupação de uma educação inclusiva, o que auxiliará na promoção dessas pessoas nos diversos ambientes que participam. |