Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3027

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Aline de Oliveira Martins
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros Josiane Aparecida Teixeira, MARIA APARECIDA FERREIRA FONTES
Título Ação do PIBID junto a alunos com deficiência auditiva e distúrbio de linguagem
Resumo No Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) um dos subprojetos da Pedagogia atua com a educação especial em articulação com a educação inclusiva em escolas municipais de Viçosa/MG. Entre as atuações deste projeto está o atendimento a alunos com deficiência auditiva e distúrbio da linguagem que representam de 7,1% da população e, tem como características a ausência da audição e fala ou a insuficiência de articulação, resultando numa palavra quase inaudível por distúrbio neurológico, respectivamente. Com objetivo de favorecer a aprendizagem de alunos com estas condições de desenvolvimento foram realizadas pelas bolsistas, por um semestre, atuações didáticas adaptadas e acompanhamento das atividades acadêmicas em classe, duas vezes por semana em jornada integral nas respectivas turmas. A ações eram registradas descritivamente em de forma relatório pós-evento. O trabalho foi desenvolvido com um aluno de 7 anos de idade, surdo, que está no 1º ano e, a outra aluna com deficiência na linguagem, de 13 anos, que estuda no 4º ano, ambos do ensino fundamental e frequentam o atendimento educacional especializado no contraturno. O aluno está em fase de aquisição de conceitos matemáticos introdutórios e da Língua Brasileira de Sinais em associação com o português. A aluna apresenta dificuldade motora nas mãos e pernas para locomoção, não domina os conceitos introdutórios para a alfabetização como nomear cores e identificação numérica e usa de gestos para se comunicar. Para a aluna utilizou-se na resolução das atividades da sua série participação com confecção de bolinhas de papel e uso de massa de modelar com as mãos para cobertura de desenhos, identificação das cores por associação nos pertences pessoais, uso de uma ficha com o alfabeto e associação das letras a imagens conhecidas, além de incentivo para se locomover. Foram trabalhados jogos com numerais de zero a dez para ambos, sendo que usando Libras para o aluno. Pode-se notar uma evolução na coordenação motora da aluna quanto a locomoção, alimentar-se, associar figuras iguais com variações de um elemento e sinalizações gestuais com maior frequência para se comunicar. O aluno surdo conta e reconhece em Libras quantidade de zero a cinco, distingue sinais de alimentos, seres vivos, frutas. Está escrevendo em português o seu nome completo e letras iniciais de algumas palavras; identifica as funções dos órgãos sensoriais. Estas indicações de avanço na aprendizagem desses alunos sinalizam a importância de adequações de recursos didáticos aliados a vivências de formação docente com uma preocupação de uma educação inclusiva, o que auxiliará na promoção dessas pessoas nos diversos ambientes que participam.
Palavras-chave Docência, Educação Especial, Deficiência da audiocomunicação
Forma de apresentação..... Painel
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