Resumo |
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi a primeira iniciativa ampla de avaliação do ensino médio (EM) em todo país. Desde que teve o seu formato modificado, o ENEM facilitou o acesso dos estudantes do EM ao ensino superior, pois tem substituído os métodos tradicionais de vestibular. Com uma única prova o estudante pode se candidatar a várias instituições de ensino superior. Além do domínio de conteúdos específicos, as questões do ENEM exigem certo grau de interpretação dos enunciados, com menor exigência de memorização de fórmulas e dados. Assim, para preparar bem os estudantes para este exame, os professores têm se esforçado para estimular o raciocínio e a aprendizagem significativa dos conceitos. O projeto de extensão da UFV Química em Ação recebe anualmente cerca de 80 alunos do terceiro ano EM de escolas públicas de Viçosa em aulas experimentais de Química, uma vez por semana durante todo o ano letivo. As aulas envolvem a realização de experimentos, o uso de modelos, jogos didáticos, vídeos e exercícios. O objetivo é contribuir para uma aprendizagem contextualizada e útil desta ciência e incentivar a continuidade de estudos, no nível superior. Durante as férias escolares, normalmente o projeto é interrompido. Em 2014 foi feita a seguinte experiência: Durante o recesso de junho/julho as atividades junto aos alunos do 3o. ano foram mantidas. Porém, o formato foi diferente. As aulas, ministradas por bolsistas do PIBID, consistiram na revisão dos conteúdos do primeiro e segundo ano do EM através da resolução de questões do ENEM. A atividade foi intitulada “Química na Copa”, uma vez que ocorreu durante os jogos da copa do mundo no Brasil. Participaram desta experiência 10 alunos de 2 Escolas Estaduais de Viçosa. Os alunos gostaram da metodologia utilizada e mostraram grande interesse em dar prosseguimento a essas aulas, visto que daqui a alguns meses prestarão o ENEM e concorrerão a uma vaga na universidade. Durante a resolução dos exercícios, observou-se que as questões contextualizadas que apresentavam temas do cotidiano dos alunos eram as mais apreciadas e resultavam em maior empenho para a sua resolução. Ao final, os estudantes disseram que a prova de química do ENEM não é "impossível" como pensavam, e que se realmente estudarem o conteúdo e prestarem atenção às aulas no dia-a-dia, conseguirão responder as questões sem muitas dificuldades. Assim, além de colaborar com a melhoria da aprendizagem a iniciativa contribuiu para a elevação da auto-estima do grupo e incentivou a continuidade de estudos visando o acesso a um curso superior. Conclui-se que a experiência foi válida e será repetida no recesso escolar de julho de 2015, com ampliação da oferta de vagas para todas as escolas públicas do município. |