Resumo |
O discurso analisado nesta pesquisa tem como temas a empresa Coca-Cola, criadora do vídeo “O futebol para cegos”, e a Copa Mundial de Futebol, evento que, esse ano, foi realizado no Brasil e serviu de contexto para a divulgação do material audiovisual na Internet. Tivemos por objetivo analisar o discurso elaborado por essa empresa no que se refere à representação de mundo sobre as temáticas: Copa Mundial de Futebol e Futebol de Cegos. A escolha desse vídeo para a pesquisa foi feita em decorrência da relevância que o evento ‘Copa do Mundo” obteve nos cenários nacional e internacional. No Brasil, a maior percepção foi em relação às propagandas feitas por diversas empresas e à publicação recorrente de reportagens sobre as obras da Copa, as condições de infraestrutura do país e os questionamentos sobre a preparação para sediar tal evento. Internacionalmente, pela experiência do autor de viver em outro país e observar o imaginário de um povo estrangeiro acerca do Brasil e a responsabilidade que o país assumia em sediar uma Copa do Mundo. Esta pesquisa foi realizada sob a ótica da Análise do Discurso Crítica (ADC) proposta por Fairclough (2003), tendo servido como metodologia e referencial teórico para o desenvolvimento de todo o trabalho. Por meio desse arcabouço, é possível identificar e analisar construções de significados particulares de acordo com interesses próprios, ideologias, escolhas de representações, escolhas lexicais, ou seja, diversos fatores que contribuem para a formação de um pensamento geral de aceitação e naturalização, e não crítico. Como justificativa, este trabalho apoia-se tanto na importância de se compreender a conjuntura de um país em contextos diversos como na de se realizar o estudo da linguagem em seu viés crítico-discursivo. Para os profissionais de Secretariado Executivo, saber analisar um discurso torna-se uma característica que os diferencia dos demais, pois todos vivemos permeados de diversos discursos em diferentes situações. Contudo, poucos saberão interpretá-los e depreender os reais propósitos de sua criação. Assim, criar uma consciência crítica e analítica acerca de um tema é uma consequência do estudo da Análise do Discurso Crítica e, por essa razão, seu estudo se configura como motivador desta pesquisa. Além disso, para a sociedade, de modo geral, este estudo se revela importante pois pode despertar no leitor a consciência crítica e quiçá motivá-lo a desenvolver pesquisas ou estudos autônomos nessa mesma área. Segundo Fairclough (2003), diferentes discursos que usam as mesmas palavras trazem consigo diferenças que só são constatáveis quando se foca nas relações semânticas nele contidas. Além disso, visto que também possuem cargas ideológicas e pressuposições valorativas, contribuem para a manutenção, criação ou destruição de um sistema de crenças e conhecimento. Nesse sentido, após a análise do discurso da empresa Coca-Cola, este trabalho buscará identificar as estratégias discursivas adotadas por ela. |