Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3006

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Thálles Renato Dias dos Reis
Orientador FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA
Outros membros Letícia Magna dos Santos
Título A biblioteca e a escola.
Resumo O trabalho tem como objeto de pesquisa a análise do funcionamento da biblioteca Dra. Therezinha Mucci da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (Esedrat), situada na cidade de Viçosa-Mg. Entende-se que a frequência e o uso da biblioteca é fundamental para o desenvolvimento da autonomia intelectual dos alunos. A biblioteca escolar tem, nesse sentido, um papel primordial, pois em grande parte o primeiro contato do estudante com os livros se dá na própria biblioteca escolar. Compreende-se que a biblioteca tem papel determinante na formação de novos leitores, bem como, também, a criação de senso crítico no cidadão. O público da biblioteca estudada em questão, são alunos do ensino médio, com idade entre 15 e 17 anos. O trabalho se justifica pelo fato de que, entendendo a importância da biblioteca no cotidiano escolar, torna-se fundamental uma análise da relação entre os alunos do Esedrat com a respectiva biblioteca, respondendo perguntas pertinentes à respeito do uso, frequência, tipo de organização, leituras mais procuradas e, sobretudo, se há uma real procura e demanda pela biblioteca, assim, identificar possíveis demandas e defasagens da biblioteca. O projeto inclui uma aplicação de survey, entre uma amostra de alunos e professores, com perguntas referentes ao uso da biblioteca, frequência, se ela é a principal fonte de pesquisas, como também saber se a biblioteca da escola é um local que possibilite uma troca de saberes, discussões e reflexões nos seus usuários. Espera-se que com os resultados possamos abrir um diálogo direto com usuários e bibliotecários, bem como professores da escola acerca das deficiências e eficiências apontadas pelos estudantes, quanto à organização, estrutura, acervo, ambiente e, principalmente incentivo à prática de leituras. Dessa forma, será possível analisar, também, se a biblioteca está deixando de ser principal fonte de pesquisa e leitura graças às novas mídias que estão tão difundidas no cotidiano de alunos atualmente. As bibliotecas sempre tiveram um papel importante na emancipação tanto individual quanto do Ser humano. Hoje numa época onde há tantas informações que se convertem em opiniões, há um grande interesse em saber se a biblioteca faz parte dessa evolução, dessa forma, saber o papel da biblioteca escolar é fundamental para que se possa trazer a biblioteca e seus benefícios cada vez mais perto do aluno e que ele tenha dimensão da importância que o hábito de frequentá-la tem.
Palavras-chave Bibliotecas escolares, Leitura no ensino médio, Autonomia intelectual de alunos.
Forma de apresentação..... Painel
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