Resumo |
Introdução: O Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP) desenvolve atividades para pessoas com os diferentes tipos de deficiência. Atualmente, a equipe multidisciplinar do LEP é composta por acadêmicos dos cursos de Educação Física, Nutrição, Pedagogia e Dança. O objetivo comum das ações no laboratório é o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, tornando-a mais autônoma na realização de suas tarefas. A inserção de uma acadêmica do curso de nutrição surgiu com o intuito de iniciar um programa de Educação Alimentar e Nutricional para as pessoas com deficiência que já realizavam outras atividades no laboratório. Objetivo: Promover a educação alimentar e nutricional dos alunos do LEP, incentivando-os na escolha dos alimentos mais saudáveis, além de fornecer orientação nutricional aos familiares. Descrição das principais ações: Depois da realização de alguns métodos de avaliação nutricional foram desenvolvidas atividades educacionais que englobavam preparações de sucos naturais por parte dos alunos, construção de um coqueiro de frutas, quebra-cabeça da pirâmide alimentar, jogo da memória de frutas e hortaliças, elaboração da pirâmide alimentar com alimentos concretos. Em todas atividades a educadora explicava e reforçava a importância de uma alimentação saudável. Além disso, as famílias dos alunos também receberam orientação nutricional, explicando-os sobre o que consiste uma alimentação balanceada e a importância de verificar a informação nutricional contida nas embalagens dos produtos alimentícios. Nas datas festivas como o dia das mães e na festa junina houve a inserção de salada de frutas e espetinho de frutas, respectivamente, e entre outros alimentos e bebidas mais saudáveis como opções de sucos naturais e outros alimentos menos gordurosos e açucarados. Ao final dos atendimentos foram realizados relatórios para posterior análise dos avanços alcançados pelos alunos. Resultados alcançados até o momento: Após três meses da intervenção nutricional foi possível verificar uma melhora nas escolhas alimentares dos alunos e familiares, visto que nas datas festivas as frutas obtiveram boa aceitação, sendo totalmente consumidas. Os alunos demonstraram melhor entendimento sobre o que consiste uma alimentação balanceada, pois respondiam corretamente sobre a importância dos grupos alimentares que compõe a pirâmide alimentar, o que foi observado também durante a análise dos relatórios. Conclusões: Verifica-se a importância da intervenção nutricional no LEP, visto que alimentação dos alunos atendidos era inadequada e os familiares não tinham informações sobre o que consiste uma alimentação balanceada. Além disso, promoveu a oportunidade dos alunos realizarem tarefas que nunca haviam feito em casa, como o preparo dos sucos naturais, contribuindo para que o próprio aluno desenvolvesse a capacidade de fazer escolhas alimentares mais saudáveis, visando melhorar a alimentação de toda entidade familiar. |