Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3001

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ludmilla Alves Fernandes
Orientador EDGAR PEREIRA COELHO
Outros membros Victor Barroso Rosado
Título A relação sujeito-meio pela perspectiva de aulas práticas de geografia e de campo em uma escola da rede pública de ensino.
Resumo Os objetivos deste projeto são apoiar professores envolvidos no ensino público, da disciplina de geografia em nível fundamental e médio, no desenvolvimento de aulas práticas, utilizando-se as instalações do campus da UFV e o ambiente do entorno das escolas, organizando um banco de materiais e experiências metodológicas práticas, nesta área, que possam ser desenvolvidas com estudantes de escolas públicas. Para atingir este objetivo o trabalho vem sendo desenvolvido de forma cooperante entre os acadêmicos envolvidos na execução desta proposta e os professores de geografia da escola pública em questão, assegurando, portanto, um processo de co-formação e busca coletiva de elevação da qualidade do ensino e da aprendizagem.
O projeto é desenvolvido na Escola Estadual Effie Rolfs, que faz parte da rede pública estadual de ensino, e abrange as disciplinas de Geografia e História. A Escola Estadual Effie Rolfs se localiza no campus da UFV, portanto é próxima às instalações dessa Universidade, como, por exemplo, a Estação Meteorológica, a Mapoteca e instalações da cidade de Viçosa, tais como a Casa Arthur Bernardes.
Este projeto é sustentado no reconhecimento de que a geografia moderna pauta-se na relação homem-meio e é mais bem compreendida através do envolvimento ativo dos alunos com a realidade que os cerca. De modo geral, os conteúdos geográficos estudados apenas no contexto da sala de aula, por meio de uma exposição teórica, não dá possibilidade para uma aprendizagem significativa. Já as aulas práticas e trabalhos de campo apresentam-se como técnicas muito válidas para uma melhor compreensão e leitura do espaço.
Os professores das escolas públicas, na execução de suas ações acadêmicas, sempre se deparam com a necessidade de definir metodologias que utilizarão para desenvolver os conteúdos do seu programa de ensino. Mas, de modo geral, eles tendem a privilegiar práticas tradicionais, diante das dificuldades que enfrentam no cotidiano das escolas. Assim, poucos professores utilizam aulas práticas, ainda que seja consenso sua importância e a eficácia de sua utilização.
Dessa forma, a extensão universitária desse projeto torna-se fundamental, pois aproxima as diferentes realidades – a Universidade e as escolas públicas; potencializa o uso de recursos; cria condições para democratização do acesso a educação superior, pois eleva a qualidade do ensino oferecido aos estudantes de escolas públicas; contribui para o desenvolvimento de novas formas de sociabilidade entre os estudantes da educação básica; viabiliza processos formativos e cooperativos entre professores em formação e em exercício e contribui para a elevação da qualidade da educação pública brasileira.
Palavras-chave Educação, Formação, Metodologia
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,74 segundos.