Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2996

ISSN 2237-9045
Instituição Fundação Presidente Antônio Carlos Campus-IV
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Isabela Teixeira da Silva
Orientador CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Título Inclusão de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais no Ensino Público Regular
Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou verificar como a criança portadora de necessidades educacionais especiais está sendo incluída no âmbito escolar público, tendo por base um conceito de inclusão que não se refere apenas à vida escolar de um indivíduo, mas também a social. A abordagem desse tema tem por finalidade a obtenção de um maior conhecimento na área, embasando-nos para saber lidar com essa situação no cotidiano da profissão docente, agindo corretamente com o intuito de banir qualquer resquício de preconceito e outras discriminações que este portador possa vir a sofrer dentro e fora do âmbito educacional. Abrangendo a inclusão desde o conceito da antiguidade, onde ser um portador de necessidades especiais era considerado um "defeito", levando então a sacrifícios, infanticídios, e tantas outras crueldades que naquela época era algo tão normal, com o passar dos anos e evolução dos conceitos, leis foram sancionadas a fim de promover a igualdade e assegurar os direitos para estas pessoas a quem a vida deu condições físicas diferentes. O trabalho em questão contou com a realização de uma pesquisa de campo e com a aplicação de questionários e entrevistas, tendo como público alvo os pais, funcionários e professores, já que estes atuam diretamente com o nosso objeto de pesquisa que é a inclusão do portador de necessidades educacionais especiais no ensino público regular. Enfocou-se no decorrer do trabalho de pesquisa a estrutura física das escolas públicas selecionadas, a preparação pedagógica e psicológica dos docentes e demais funcionários e a aceitação por parte dos pais com relação à entrada e permanência dessas crianças no ensino público regular. Concluiu-se que essa inclusão tem ocorrido parcialmente, especialmente porque as condições físicas das escolas não encontram-se em condições para receber esses alunos; entretanto, pedagogicamente, as escolas investigadas mostraram-se aptas a inclusão e eficientes nesse processo de tratar com igualdade cada um na sua diferença.
Palavras-chave História do portador de necessidades especiais, Educação Inclusiva, Escola Pública.
Forma de apresentação..... Painel
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