Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou verificar como a criança portadora de necessidades educacionais especiais está sendo incluída no âmbito escolar público, tendo por base um conceito de inclusão que não se refere apenas à vida escolar de um indivíduo, mas também a social. A abordagem desse tema tem por finalidade a obtenção de um maior conhecimento na área, embasando-nos para saber lidar com essa situação no cotidiano da profissão docente, agindo corretamente com o intuito de banir qualquer resquício de preconceito e outras discriminações que este portador possa vir a sofrer dentro e fora do âmbito educacional. Abrangendo a inclusão desde o conceito da antiguidade, onde ser um portador de necessidades especiais era considerado um "defeito", levando então a sacrifícios, infanticídios, e tantas outras crueldades que naquela época era algo tão normal, com o passar dos anos e evolução dos conceitos, leis foram sancionadas a fim de promover a igualdade e assegurar os direitos para estas pessoas a quem a vida deu condições físicas diferentes. O trabalho em questão contou com a realização de uma pesquisa de campo e com a aplicação de questionários e entrevistas, tendo como público alvo os pais, funcionários e professores, já que estes atuam diretamente com o nosso objeto de pesquisa que é a inclusão do portador de necessidades educacionais especiais no ensino público regular. Enfocou-se no decorrer do trabalho de pesquisa a estrutura física das escolas públicas selecionadas, a preparação pedagógica e psicológica dos docentes e demais funcionários e a aceitação por parte dos pais com relação à entrada e permanência dessas crianças no ensino público regular. Concluiu-se que essa inclusão tem ocorrido parcialmente, especialmente porque as condições físicas das escolas não encontram-se em condições para receber esses alunos; entretanto, pedagogicamente, as escolas investigadas mostraram-se aptas a inclusão e eficientes nesse processo de tratar com igualdade cada um na sua diferença. |