Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2995

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Eduarda Nogueira Vieira
Orientador LEONARDO CIVALE
Título A América Latina nas escolas: até onde o ensino escolar permite ao aluno construir sua identidade latina?
Resumo O PIBID de geografia, junto com o Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa, busca encontrar a falha no tratamento do tema América Latina nas escolas onde atua.Os livros didáticos, de modo geral, são carentes no que se refere a conteúdos e métodos de abordagem do tema América Latina e isso acarreta em uma identidade latino-americana seja muito incipiente no Brasil, por uma falta de abordagem mais completa do tema, tanto nas universidades quanto nas escolas, que são os principais centros formadores de cidadãos. A presente pesquisa foi desenvolvida junto aos professores das escolas de ensino médio e fundamental com o objetivo de diagnosticar, propor e avaliar conteúdos e métodos de abordagem do tema. O trabalho de pesquisa se deu no âmbito de análise e aplicação de atividades que avaliariam o grau de interesse dos alunos pelo assunto. O método de pesquisa utilizado é a Pesquisa-ação, caracterizada como um tipo de pesquisa social com base empírica, que é concebida e realizada com uma estreita associação ou resolução de um problema coletivo. Os resultados parciais mostram que o tema gera grande interesse nos alunos e a geografia é tratada de uma forma mais clara e intrigante para eles, que até então tinham um conhecimento raso sobre o tema América Latina, o que impossibilitava até a construção de uma identidade latino-americana. Diante de tais constatações, podemos reconhecer que há uma carência na abordagem do tema nos livros didáticos, e que também há um interesse sobre o tema por parte dos alunos. A questão seria propor maneiras de integrar o assunto ao conteúdo aprendido pelos alunos de forma a contribuir para a formação dessa identidade e maior conhecimento dessa região a qual todos pertencemos, mas nem todos a reconhecem, ao envolver professores, universitários e alunos, ofereceremos instrumentos e conteúdos para que os educandos construam seu posicionamento quanto ao assunto, cabendo-lhes julgar tal conteúdo como necessário ou não para sua formação.
Palavras-chave América Latina, Identidade, Ensino
Forma de apresentação..... Painel
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