Resumo |
Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) é resultado de lesões não progressivas que ocorreram no cérebro imaturo, caracterizada por comprometimentos neuromotores variados do movimento e da postura que causam limitações em atividades funcionais. Diante dos diversos fatores que comprometem o desenvolvimento neuropsicosensoriomotor e a capacidade funcional da criança, a família precisa aprender a lidar com as diferentes necessidades do indivíduo com PC, exercendo papel fundamental no processo de reabilitação. Desta forma, os profissionais da saúde devem estar preparados para atender esta população e conceder orientações aos pais, contribuindo para que estes estejam mais capacitados durante a prestação de cuidados aos filhos. Objetivo: Elaborar um manual prático de orientações domiciliares, ilustrativo e com linguagem simples, para subsidiar as ações desenvolvidas pelo cuidador e pelos profissionais da saúde diante da criança com PC. Metodologia: A técnica de pesquisa utilizada foi uma revisão integrativa da literatura, buscando artigos que relatassem acerca das percepções, preocupações, necessidades e dificuldades dos pais/cuidadores em relação ao significado da paralisia cerebral e aos cuidados diários prestados ao filho. As bases de dados pesquisadas foram LILACS, SciELO, PubMed e o Portal de Periódicos da CAPES, além da busca reversa realizada a partir das referências dos estudos selecionados. Resultados: A amostra final foi composta por 9 artigos. A percepção dos pais sobre o que é a paralisia cerebral é escassa, indicando que estes não sabiam relatar a respeito do diagnóstico dos filhos. As preocupações predominantes concentraram-se na capacidade do filho de ficar de pé/andar e na rigidez muscular. As necessidades de mais informações e planejamento futuro para os filhos foram as mais destacadas pelos pais. As principais dificuldades apontadas durante a prestação de cuidados foram relativas à alimentação, higiene, vestuário, locomoção e posicionamento. A análise destes resultados encontrados na revisão direcionou a escolha dos temas que fundamentaram o conteúdo do manual. Este foi composto por duas partes: a primeira que aborda o significado, tipos, causas e consequências da PC e a segunda que apresenta sugestões para facilitar a alimentação, vestuário, higiene, banho, somadas às orientações de posicionamento, exercícios de alongamentos e brincadeiras. Conclusão:O desenvolvimento de uma relação de maior proximidade entre o profissional e a família, de forma a ampliar o nível de conhecimento, confiança e segurança dos mesmos, juntamente com as orientações propostas no manual poderão contribuir para a melhora das habilidades motora, cognitiva e social da criança, além de evitar a instalação de deformidades irreversíveis. |