Outros membros |
Beatriz de Oliveira Lima, Laura Ferenzini Alves, Leandro Baptista, Leisiane de Castro Gomide, MARIA APARECIDA DUARTE LOPES, Mariana Gonçalves Esper Turnes, Maysa Virgínia Barbosa Silva, Nathalia Fernandes Cabral |
Resumo |
A Ludoteca da UFV, Programa Especial de Extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e aos Departamentos de Educação e de Economia Doméstica, tem como proposta a promoção de atividades que integram a comunidade por meio de vivência lúdicas e artístico-cultural, trabalhando a prática do brincar com crianças da microrregião de Viçosa, junto aos seus educadores e familiares. Para efetivar tal proposta junto às crianças da microrregião de Viçosa, a equipe da Ludoteca realizou Colônias de Férias, que aconteceram no período de recesso escolar de 2014, nos seguintes municípios mineiros: São Miguel do Anta nos dias 24, 25 a 26 de junho; Cajuri, de 01 a 03 de julho; e Airões, distrito rural de Paula Cândido, de 08 a 10 de julho. Um conjunto de atividades temáticas articuladas foi planejado e oferecido às crianças participantes, diversificando-se as ações por grupos etários a cada dia. Inicialmente atividades livres foram disponibilizadas aos participantes, incentivados pelas bolsistas a escolherem brinquedos e jogos em grupos, o que concorreu para a interação das crianças, nem todas suas companhias cotidianas no brincar. Em seguida, várias histórias (“O Menino Nito”, “E o dente ainda doía” e “Maria Fumaça”) entraram em cena, propiciando elementos para a imaginação infantil e para as várias linguagens, que foram expressas em desenhos, pinturas, colagens e montagens, atividades lúdicas realizadas na ocasião. Entre as atitudes das crianças, destacamos a formação de pequenos grupos, com perfil demarcado por idade e gênero. Entre os pré-adolescentes a resistência em participar das atividades propostas foi declarada. Em São Miguel do Anta os meninos insistiam em jogar futebol, conquistando espaços já em uso para outros jogos e conflitando com os demais participantes; no dia final da colônia de férias, os mesmos aderiram aos jogos e brinquedos praticados pelos demais participantes, apresentando posturas marcadas pela timidez frente aos demais participantes, atitude flagrantemente diferente da até então apresentada. Em Cajurí foram as meninas que, no primeiro dia, resistiram em aderir às atividades propostas, adotando posturas de “desfilarem” em grupo por entre os participantes; aderiram parcialmente às atividades no 2º. dia e plenamente no 3º. dia. Como resultado, destacamos a ampliação das possibilidades de interagir das crianças presentes, ultrapassando laços estabelecidos pelas proximidades no cotidiano. Concluímos que o lúdico tem a capacidade de potencializar o processo de socialização infantil, inclusive colocando em suspensão temporária os comportamentos que demarcam os pertencimentos grupais demarcados por gênero. |