Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2978

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Isadora Xisto Campos
Orientador MARIA DA CONCEIÇÃO APARECIDA PEREIRA ZOLNIER
Título Construções identitárias do professor de inglês em pré-serviço: contribuições da educação continuada.
Resumo No presente trabalho, desenvolvido durante um ano por uma bolsista do programa Jovens Talentos para a Ciência, apresentaremos resultados de uma pesquisa com estudantes do curso de Letras da Universidade Federal de Viçosa, participantes do PECPLI (Projeto de Educação Continuada para Professores de Língua Inglesa). O objetivo do estudo foi investigar como a participação dos estudantes no projeto influencia sua formação identitária como professores em pré-serviço. Tendo em vista que muitos estudantes saem das universidades sem terem identidades profissionais bem construídas, visto que são poucos os contatos reais com as salas de aulas das escolas regulares (ZOLNIER, 2011), buscamos investigar a influência da participação no projeto nas construções identitárias dos estudantes. O PECPLI é um projeto de extensão, desenvolvido por professoras de Inglês do Departamento de Letras da UFV. Foi iniciado em 2004, a fim de contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores de Inglês de Viçosa e região, e para melhoria do ensino dessa língua nas escolas de ensino fundamental e médio. A busca de desenvolvimento contínuo almejado pelo projeto tem como ponto de partida a reflexão sobre as práticas e concepções sobre o ensino, de forma que um trabalho coerente com a realidade das escolas, crescimento pessoal e profissional possam ser alcançados. Esse desenvolvimento contínuo pode ser alcançado quando o professor se engaja nessa rede de professores onde todos podem construir diferentes concepções, atribuindo variados sentidos às próprias aulas e assumindo papéis de profissionais reflexivos e críticos da própria prática. A pesquisa contou com a participação de três estudantes de graduação em Letras que atuam no projeto como voluntários. Por meio de entrevistas, eles relataram suas experiências com os professores e as contribuições do projeto para a própria formação profissional. Além das entrevistas com os estudantes, notas de campo escritas pela bolsista durante os encontros do projeto foram utilizadas nas análises. Como resultado do estudo, foi observada uma grande importância para a formação acadêmica dos participantes, uma vez que puderam trocar experiências com formadores, professores em serviço e outros estudantes de Letras. Além disso, o contato com a realidade do ensino nas escolas e a reflexão sobre textos em Linguística Aplicada contribuíram para que os estudantes se preparassem melhor para o que poderão vivenciar na carreira profissional.
Palavras-chave professor em pré serviço, PECPLI, identidade
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.