Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do Ministério da Educação, objetiva incentivar a carreira docente nas Instituições Federais de Ensino e promover a formação de docentes em nível superior. Ao estudante de graduação é possibilitado vivenciar experiências de ensino/aprendizagem nas escolas públicas, visando depreender aspectos importantes da dinâmica escolar para produzir e aplicar métodos de ensino inovadores. Na Universidade Federal de Viçosa, o PIBID está presente na área de Letras-Português desde 2009 e, a partir de 2013, com elevado número de bolsas e escolas atendidas, passou a contar com: 46 graduandos; 5 escolas públicas de Viçosa; 3 docentes do curso de Letras, coordenadores de área; e 5 docentes das escolas públicas, supervisores. Na Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres o objetivo do projeto foi trabalhar o ensino de Língua Portuguesa e Literatura com ênfase em uma concepção mais abrangente do que é “literacy”, “a condição de ser letrado”, “letramento”. Propõem-se que há diferentes tipos de letramento com os quais o sujeito pode lidar. Atento a esse aspecto e à autonomia dos estudantes, espera-se que o estudioso da língua portuguesa desenvolva cada vez mais a capacidade de ler e escrever textos contextualizados. Em consonância com as perspectivas freirianas, considera-se que ensinar não é apenas transferir conhecimentos e conteúdos, o professor deve levar em consideração a capacidade crítica do aluno, sua curiosidade e sua insubimissão. Como educador, deve mostrar aos estudantes que já teve e continua tendo experiência de produção de certos saberes e que estes conhecimentos não são simplesmente transferíveis. O projeto, portanto, enfatiza a formação do bolsista, visando a busca pela autonomia e letramentos, levando em consideração a língua portuguesa e a cultura para a elaboração de atividades de ensino. Há um grupo de graduandos trabalhando com a peça “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, visando apresentá-la no fim do ano, e outro trabalhando em atividades de ensino com textos que abordam temas de interesse dos alunos, como a redução da menor idade penal e a educação no Brasil. Os temas são debatidos e só então há a produção de texto visando a participação e avaliação do aluno nas atividades de escrita e o incentivo para que realizem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Licenciandos de diversos períodos do curso tem oportunidade de conhecer mais profundamente as realidades da sala de aula antes de concluir a licenciatura. Os alunos do Ensino Médio têm participado de atividades focadas em seus contextos sociais. Todos juntos tem oportunidade de observar que ensinar exige disponibilidade para o diálogo e exige querer bem aos alunos e à prática educativa na qual se está envolvido. |