Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2974

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Rebeca dos Santos Alves Vilela
Orientador JOELMA SANTANA SIQUEIRA
Outros membros Edit Maria Alves Siqueira, Marcella Gava Grillo
Título PIBID LETRAS-PORTUGUÊS – Língua, cultura e letramentos
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do Ministério da Educação, objetiva incentivar a carreira docente nas Instituições Federais de Ensino e promover a formação de docentes em nível superior. Ao estudante de graduação é possibilitado vivenciar experiências de ensino/aprendizagem nas escolas públicas, visando depreender aspectos importantes da dinâmica escolar para produzir e aplicar métodos de ensino inovadores. Na Universidade Federal de Viçosa, o PIBID está presente na área de Letras-Português desde 2009 e, a partir de 2013, com elevado número de bolsas e escolas atendidas, passou a contar com: 46 graduandos; 5 escolas públicas de Viçosa; 3 docentes do curso de Letras, coordenadores de área; e 5 docentes das escolas públicas, supervisores. Na Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres o objetivo do projeto foi trabalhar o ensino de Língua Portuguesa e Literatura com ênfase em uma concepção mais abrangente do que é “literacy”, “a condição de ser letrado”, “letramento”. Propõem-se que há diferentes tipos de letramento com os quais o sujeito pode lidar. Atento a esse aspecto e à autonomia dos estudantes, espera-se que o estudioso da língua portuguesa desenvolva cada vez mais a capacidade de ler e escrever textos contextualizados. Em consonância com as perspectivas freirianas, considera-se que ensinar não é apenas transferir conhecimentos e conteúdos, o professor deve levar em consideração a capacidade crítica do aluno, sua curiosidade e sua insubimissão. Como educador, deve mostrar aos estudantes que já teve e continua tendo experiência de produção de certos saberes e que estes conhecimentos não são simplesmente transferíveis. O projeto, portanto, enfatiza a formação do bolsista, visando a busca pela autonomia e letramentos, levando em consideração a língua portuguesa e a cultura para a elaboração de atividades de ensino. Há um grupo de graduandos trabalhando com a peça “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, visando apresentá-la no fim do ano, e outro trabalhando em atividades de ensino com textos que abordam temas de interesse dos alunos, como a redução da menor idade penal e a educação no Brasil. Os temas são debatidos e só então há a produção de texto visando a participação e avaliação do aluno nas atividades de escrita e o incentivo para que realizem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Licenciandos de diversos períodos do curso tem oportunidade de conhecer mais profundamente as realidades da sala de aula antes de concluir a licenciatura. Os alunos do Ensino Médio têm participado de atividades focadas em seus contextos sociais. Todos juntos tem oportunidade de observar que ensinar exige disponibilidade para o diálogo e exige querer bem aos alunos e à prática educativa na qual se está envolvido.
Palavras-chave Língua, cultura, letramentos
Forma de apresentação..... Oral
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