Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2950

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Tiago Berude Alves
Orientador JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO
Outros membros Adriane Pinheiro Tiradentes, ANDERSON DA CUNHA BAIA
Título Cultura afro-brasileira na eduação física infantil
Resumo Este trabalho busca relatar a experiência do Subprojeto PIBID/Educação Física/UFV, atuante no Centro Educacional Dr. Januário de Andrade Fontes, localizado no município de Viçosa-MG, no ano de 2013. A intervenção pedagógica, desenvolvida na educação infantil teve como conteúdo danças, capoeira, jogos e brincadeiras de origens africanas e afro-brasileiras, ministradas em um total de seis aulas. A proposta pedagógica se baseou nas concepções metodológicas de educação física escolar crítico-superadora e crítico emancipatória. Estas concepções buscam resgatar valores históricos ligados a cultura e a expressividade corporal utilizando o movimento como linguagem e valorizando o desenvolvimento da emancipação, criticidade, autonomia, sensibilidade e criatividade. Desta forma, o objetivo central do projeto de ensino foi conhecer, vivenciar e refletir sobre práticas corporais de origens africanas e afro-brasileiras, além de propiciar aos educandos e educandas a descoberta de seus corpos, suas potencialidades e expressões. A metodologia utilizada constituiu-se de um conjunto seis aulas, sendo três aulas destinadas à capoeira, duas ao maculêlê e uma a jogos e brincadeiras de origens africanas. Nas aulas de capoeira e maculelê buscou-se o conhecimento e a reflexão sobre suas origens e histórias, o entendimento da prática de capoeira fora do ambiente escolar e a vivência de forma lúdica destas práticas corporais. A aula de jogos e brincadeiras proporcionou a vivência de brincadeiras típicas de alguns países do continente africano, além da reflexão sobre a influência da cultura africana nas brincadeiras que os (as) educandos(as) vivenciam em seu cotidiano infantil. Os resultados alcançados puderam ser identificados durante o processo avaliativo do projeto, onde percebemos que os (as) educandos (as) aprenderam sobre os conteúdos ministrados de forma crítica, sensível e reflexiva a partir das experiências e vivências corporais realizadas potencializando o conhecimento sobre seus corpos, suas possibilidades e linguagens, expressando seus desejos, sentimentos, emoções e pensamentos. Durante todo o processo de ensino-aprendizagem verificamos que apesar da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, tornar obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, apenas no ensino fundamental e médio, tal conteúdo possui um inegável potencial pedagógico na educação infantil na medida em que contribui para a valorização da cultura africana e afro-brasileira tão presente em nosso país e para a educação das relações étnico-raciais rompendo preconceitos desde os nos iniciais.
Palavras-chave Cultura afro-brasileira, Educação Física, Educação Infantil.
Forma de apresentação..... Oral
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