Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2944

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia, produção e manejo animal
Setor Departamento de Biologia Animal
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Juliana Rodrigues Gomes
Orientador JENER ALEXANDRE SAMPAIO ZUANON
Outros membros ANA LUCIA SALARO, Débora Werneck Caldas, Maria Tatiana Soares Martins, Pollyanna de Moraes França Ferreira
Título Piscicultores de Peixes Ornamentais de Patrocínio de Muriaé: Melhorias no Transporte dos Peixes Ornamentais Por Meio da Utilização do Sal Comum.
Resumo A comercialização de peixes ornamentais é amplamente difundida em todo o mundo e representa importante setor da indústria aquícola em função dos altos valores alcançados com as exportações. O sucesso da criação de peixes ornamentais depende de sua chegada vivo ao consumidor (aquarista). A saúde dos peixes depende basicamente das condições fisiológicas associadas às condições de cultivo, e das condições de transporte. O sal comum (cloreto de sódio ou NaCl) trata-se de um produto amplamente distribuído e de baixo custo, podendo ser aplicado na criação de peixes de forma segura, vem sendo recomendado no manejo e transporte, com o intuito de reduzir perdas decorrentes do estresse da criação.Entretanto, seu uso apropriado depende do conhecimento da tolerância dos animais a salinidade da água. No Brasil, os principais pólos produtores de peixes ornamentais estão localizados nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Patrocínio do Muriaé, município do estado de Minas Gerais, é reconhecido nacionalmente como referência na criação de peixes ornamentais, principalmente na produção do peixe Beta (Betta splendens). Dessa forma, com esse projeto objetiva-se capacitar os piscicultores de Patrocínio de Muriaé para a utilização do sal comum durante o transporte dos peixes ornamentais, de modo a fortalecer o sistema de produção de peixes ornamentais e evitar perdas decorrentes do estresse do transporte. A condução do projeto está atrasada, pois durante a execução da revisão bibliográfica para a confecção do folheto explicativo com as principais aplicações do sal comum, nós tivemos algumas dificuldades tendo em vista que não existem muitos artigos acadêmicos publicados sobre a tolerância ao sal comum para as principais espécies de peixes ornamentais cultivadas na região de Patrocínio de Muriaé, o que dificultou o andamento do projeto, pois para a realização dos cursos propostos, precisamos do folheto que será distribuído durante os mesmos. Além disso, encontramos dificuldade em entrar em contato com a Associação dos Aquicultores de Patrocínio do Muriaé e Região para agendar as datas dos cursos a serem oferecidos. Contudo, os folhetos já estão sendo confeccionados e os cursos já estão sendo agendados junto a Associação dos Aquicultores de Patrocínio do Muriaé e Região.
Palavras-chave Transporte de peixes, peixes ornamentais, sal comum
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.