Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2942

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Angélica Ladeira Teixeira
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros Franciane Daniela de Queiroga, Thuany Soares Mendes, William Moreira Xisto
Título Zelando e Revivendo a cultura Afro-Brasileira
Resumo O presente trabalho busca, a partir da articulação dos saberes geográficos e saberes cotidiano dos alunos, estabelecer debates sobre o dia da Consciência Negra, que é celebrado no dia 20 de novembro. Esta data foi inserida no calendário escolar após muitas lutas do movimento negro que procura promover a igualdade racial. Essa data também possui como interesse trazer várias questões e reflexões sobre a promoção da igualdade racial em nossa sociedade. Essas reflexões estão em torno de como ocorreu à inserção dos africanos no Brasil, proporcionando muitas contribuições para a construção do que conhecemos hoje como cultura brasileira. É possível observar nas diferentes regiões do Brasil uma forte influência da cultura afrodescendente, introduzida durante o regime colonial. Os negros que aqui chegavam traziam danças, músicas, crenças e tradições diferentes das que lhe eram impostas. Esses costumes foram agregados aos poucos, pelos indígenas e portugueses. A ideia de se trabalhar com o um tema tão delicado de ser tratado, se deu pela necessidade de levar para a sala de aula algumas noções do que vem a ser a cultura afro-brasileira. A inserção desta discussão se deu com base na realidade dos alunos e do ambiente social que estão envolvidos, proporcionando a estes um estudo sobre a herança negra presente em nosso cotidiano. Ao discutir a colonização portuguesa no país é possível traçar um paralelo com a realidade social dos negros hoje, possibilitando desta forma observar muitas marcas da cultura negra presente em nosso dia-a-dia. Com base no exposto, este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, com a participação dos alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Uma série de aulas expositivas e participativas foram desenvolvidas. Nestas aulas foram abordados temas como a Consciência Negra, a chegada dos negros ao Brasil, os aspectos físicos do território africano, e por fim foi feita uma festa na qual apresentava os aspectos da culinária, musica e dança africana, a partir da apresentação dos alunos.
Palavras-chave Igualdade Racial, Escola, Cultura
Forma de apresentação..... Painel
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