Resumo |
A Libras é a língua materna dos surdos, ela é fundamental para formação de um indivíduo como parte integrante da sociedade e permite a comunicação entre ouvintes e surdos. Assim, com o propósito de difundir a Libras e defender a acessibilidade dos surdos na sociedade, começou em 2007 o projeto “Matemática e Surdez: Questão de linguagem e novas técnicas de ensino”, associado ao Departamento de Matemática da UFV. O projeto idealiza uma proposta, que vem hoje se solidificando, com uma maior dimensão e estrutura por meio das atividades que estão sendo desenvolvidas, sendo estas: minicursos, palestras e aulas interdisciplinares para surdos. No primeiro período de 2014 foram ministrados, por um surdo viçosense, quatro minicursos: um nível Básico, um Intermediário e dois na Semana do Fazendeiro e contou com a ajuda dos bolsistas do projeto para atuaram como intérpretes, facilitando assim a comunicação entre surdo e ouvintes. Estes minicursos tiveram em média vinte e cinco participantes e tinham como finalidade promover a aprendizagem básica da Libras e, para muitos, o primeiro contato com o surdo. Com o intuito de tornar os minicursos ainda mais dinâmicos e o ensino mais didático, estamos elaborando uma apostila de Libras que possa futuramente auxiliar o nosso projeto. Buscando popularizar a língua de sinais e assim despertar o interesse das pessoas para a aprendizagem e conscientização da importância da mesma, foram oferecidas seis palestras, sendo estas destinadas aos seguintes públicos: Graduandos da Licenciatura em Matemática, Física, Biologia e Professores de escolas públicas. No final das palestras são dadas algumas orientações de como a pessoa deve se portar ao estar em contato com o surdo, procurando, desta forma, evitar constrangimentos entre ambas às partes. Ainda em parceria com o projeto EAMES, vinculado ao Departamento de Letras da UFV, oferecemos aulas interdisciplinares sejam teóricas ou práticas para alunos surdos e através de estudos em grupo, desenvolvemos metodologias de ensino que busquem a valorização da cultura surda e assim garantir uma aprendizagem significativa. O feedback recebido do público que participou das atividades descritas acima mostrou que os pontos mais significativos - o contato com o surdo, minicursos dinâmicos e a didática utilizada - favoreceram para que estas pessoas superassem as suas expectativas e aumentassem o seu interesse pessoal em aprender Libras, além de passar a ver o surdo como um cidadão que tem muito a contribuir para a nossa sociedade, contemplando dessa forma o principal objetivo do projeto, favorecer a comunicação entre surdos e ouvintes. |