Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2941

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Silas Teixeira de Souza
Orientador CRISTIANE BOTELHO VALADARES
Outros membros Eduardo Andrade Gomes, Jaquicele Aparecida da Costa, MICHELLE NAVE VALADÃO
Título Libras: Uma busca pela valorização e reconhecimento da língua pela sociedade
Resumo A Libras é a língua materna dos surdos, ela é fundamental para formação de um indivíduo como parte integrante da sociedade e permite a comunicação entre ouvintes e surdos. Assim, com o propósito de difundir a Libras e defender a acessibilidade dos surdos na sociedade, começou em 2007 o projeto “Matemática e Surdez: Questão de linguagem e novas técnicas de ensino”, associado ao Departamento de Matemática da UFV. O projeto idealiza uma proposta, que vem hoje se solidificando, com uma maior dimensão e estrutura por meio das atividades que estão sendo desenvolvidas, sendo estas: minicursos, palestras e aulas interdisciplinares para surdos. No primeiro período de 2014 foram ministrados, por um surdo viçosense, quatro minicursos: um nível Básico, um Intermediário e dois na Semana do Fazendeiro e contou com a ajuda dos bolsistas do projeto para atuaram como intérpretes, facilitando assim a comunicação entre surdo e ouvintes. Estes minicursos tiveram em média vinte e cinco participantes e tinham como finalidade promover a aprendizagem básica da Libras e, para muitos, o primeiro contato com o surdo. Com o intuito de tornar os minicursos ainda mais dinâmicos e o ensino mais didático, estamos elaborando uma apostila de Libras que possa futuramente auxiliar o nosso projeto. Buscando popularizar a língua de sinais e assim despertar o interesse das pessoas para a aprendizagem e conscientização da importância da mesma, foram oferecidas seis palestras, sendo estas destinadas aos seguintes públicos: Graduandos da Licenciatura em Matemática, Física, Biologia e Professores de escolas públicas. No final das palestras são dadas algumas orientações de como a pessoa deve se portar ao estar em contato com o surdo, procurando, desta forma, evitar constrangimentos entre ambas às partes. Ainda em parceria com o projeto EAMES, vinculado ao Departamento de Letras da UFV, oferecemos aulas interdisciplinares sejam teóricas ou práticas para alunos surdos e através de estudos em grupo, desenvolvemos metodologias de ensino que busquem a valorização da cultura surda e assim garantir uma aprendizagem significativa. O feedback recebido do público que participou das atividades descritas acima mostrou que os pontos mais significativos - o contato com o surdo, minicursos dinâmicos e a didática utilizada - favoreceram para que estas pessoas superassem as suas expectativas e aumentassem o seu interesse pessoal em aprender Libras, além de passar a ver o surdo como um cidadão que tem muito a contribuir para a nossa sociedade, contemplando dessa forma o principal objetivo do projeto, favorecer a comunicação entre surdos e ouvintes.
Palavras-chave Libras, Sociedade, Surdo
Forma de apresentação..... Painel
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