Resumo |
Para a formação de um profissional docente é importante a conciliação dos conhecimentos teóricos com a dimensão prática do seu trabalho. No entanto a teoria aprendida durante o curso de graduação em Pedagogia não se faz suficiente para compreender como se consolidam, na prática, os conhecimentos aprendidos em sala de aula. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID) tem como principal objetivo a concessão de bolsas de iniciação à docência para graduandos e graduandas de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores que serão responsáveis institucionalmente pelo Programa. Esse trabalho tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas por quatro bolsistas do PIBID referente ao subprojeto de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa, com ênfase no relato do Projeto de Leitura e de Escrita, ainda em desenvolvimento, que teve como início as observações realizadas em sala de aula. Atuamos na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, em Viçosa/MG, com quatro turmas do Ensino Fundamental. Por meio das observações realizadas, foi possível verificar que as turmas se caracterizam por terem alguns alunos desmotivados e desinteressados, sendo a leitura e a escrita uma das maiores dificuldades encontradas pela Escola. Assim, buscamos reduzir as dificuldades encontradas por meio de um trabalho que possui como foco principal as atividades pedagógicas lúdicas. Partimos do pressuposto de que é importante trabalhar em sala de aula utilizando o lúdico, pois isso possibilita ao docente propor atividades criticas e reflexivas que serão enriquecedoras e significativas para os estudantes. No projeto, tentamos sanar os problemas encontrados a fim de despertar o interesse de ler e de escrever dos alunos, motivando-os de forma a se tornarem sujeitos leitores e escritores ativos. O Projeto de Leitura e de Escrita está começando a ser realizado a partir de atividades com diferentes gêneros textuais, que serão desenvolvidos com os educandos e educandas a fim de motivá-los e motivá-las ao hábito da leitura e da escrita. Espera-se que os alunos, ao trabalharem com os diferentes gêneros textuais de forma lúdica, possam ler com frequência e escrever de acordo com as normas da ortografia; de forma que se sintam motivados e interessados para isso dentro e fora do ambiente escolar. |