Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2938

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Grayce Kelly Silva Costa
Orientador FREDERICO ASSIS CARDOSO
Outros membros Amanda de Carvalho, Angélica Martins da Silva, Tamires Borges de Carvalho
Título Relato de experiência de iniciação á docência propiciado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência- Pibid
Resumo Para a formação de um profissional docente é importante a conciliação dos conhecimentos teóricos com a dimensão prática do seu trabalho. No entanto a teoria aprendida durante o curso de graduação em Pedagogia não se faz suficiente para compreender como se consolidam, na prática, os conhecimentos aprendidos em sala de aula. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID) tem como principal objetivo a concessão de bolsas de iniciação à docência para graduandos e graduandas de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores que serão responsáveis institucionalmente pelo Programa. Esse trabalho tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas por quatro bolsistas do PIBID referente ao subprojeto de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa, com ênfase no relato do Projeto de Leitura e de Escrita, ainda em desenvolvimento, que teve como início as observações realizadas em sala de aula. Atuamos na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, em Viçosa/MG, com quatro turmas do Ensino Fundamental. Por meio das observações realizadas, foi possível verificar que as turmas se caracterizam por terem alguns alunos desmotivados e desinteressados, sendo a leitura e a escrita uma das maiores dificuldades encontradas pela Escola. Assim, buscamos reduzir as dificuldades encontradas por meio de um trabalho que possui como foco principal as atividades pedagógicas lúdicas. Partimos do pressuposto de que é importante trabalhar em sala de aula utilizando o lúdico, pois isso possibilita ao docente propor atividades criticas e reflexivas que serão enriquecedoras e significativas para os estudantes. No projeto, tentamos sanar os problemas encontrados a fim de despertar o interesse de ler e de escrever dos alunos, motivando-os de forma a se tornarem sujeitos leitores e escritores ativos. O Projeto de Leitura e de Escrita está começando a ser realizado a partir de atividades com diferentes gêneros textuais, que serão desenvolvidos com os educandos e educandas a fim de motivá-los e motivá-las ao hábito da leitura e da escrita. Espera-se que os alunos, ao trabalharem com os diferentes gêneros textuais de forma lúdica, possam ler com frequência e escrever de acordo com as normas da ortografia; de forma que se sintam motivados e interessados para isso dentro e fora do ambiente escolar.
Palavras-chave Prática Docente, Pibid, Motivação.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.