Resumo |
Durante vários anos acreditou-se que os fracassos escolares enfrentados pelos alunos surdos eram causados pela ausência do sentido da audição. No Brasil, autoras como Correia e Fernandes (2005), Gesser (2009), Giordani (2006) e Quadros (2005) questionam que tais insucessos devem-se ao fato, principalmente, da utilização de metodologias de ensino inadequadas e da falta de comunicação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS entre surdos e ouvintes no contexto escolar. Para melhorar a educação dos surdos, as autoras recomendam investimentos na formação dos professores, no que se refere à aprendizagem da LIBRAS e ao desenvolvimento de metodologias de ensino. O objetivo deste trabalho foi investigar e analisar os processos de ensino e aprendizagem vivenciados por alunos surdos do Ensino Fundamental da cidade de Viçosa. O público alvo foi composto por professores e alunos - surdos e ouvintes de duas escolas inclusivas do município. O projeto foi prioritariamente desenvolvido por meio da abordagem qualitativa. Para compor o corpo metodológico escolheu-se como método a investigação bibliográfica e como técnica de coleta de dados o diário de campo. A pesquisa bibliográfica englobou temáticas voltadas para educação inclusiva, surdez, bilinguismo, ensino e aprendizagem, metodologias de ensino e formação de professores. Após a construção das bases teóricas, buscou-se conhecer o processo educacional vivenciado por dois alunos surdos - um do primeiro ano e o outro do oitavo ano do Ensino Fundamental de Viçosa. Nessa etapa foi realizada a observação do contexto escolar vivenciado por eles em relação às dinâmicas de interação entre professor/aluno surdo e aluno surdo/ alunos ouvintes e às metodologias de ensino empregadas em sala de aula. As observações foram registradas em diários de campo e posteriormente analisadas. Os resultados mostraram que as interações comunicativas são restritas, uma vez que professores e alunos ouvintes não possuem fluência em LIBRAS e em nenhuma das escolas havia tradutor/intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa. Quanto às metodologias de ensino, as aulas observadas foram na maioria das vezes expositivas e com predomínio de recursos orais-auditivos. Poucas foram as adaptações voltadas aos surdos, como por exemplo, uso de recursos visuais e materiais concretos. Os achados demonstraram que muitas são as dificuldades encontradas pelos alunos surdos, uma vez que as escolas não possuem condições nem estrutura que atendam à inclusão. Na maioria das vezes, os professores não apresentam formação específica e não estão preparados para lidar com as questões que envolvem a surdez e a LIBRAS. Com base nesses achados é possível reforçar a necessidade de investimentos na formação inicial e continuada de professores no âmbito da educação inclusiva de alunos surdos. Acredita-se que por meio da formação dos professores será possível, em médio e longo prazo, melhorar as práticas de ensino e divulgar a LIBRAS nos diferentes espaços educacionais e sociais. |