Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2913

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Letras
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Ana Claudia Vieira Mendonça
Orientador MICHELLE NAVE VALADÃO
Outros membros Fabiana de Souza Silva
Título Desafios do ensino e da aprendizagem de alunos surdos na educação básica do município de Viçosa-MG
Resumo Durante vários anos acreditou-se que os fracassos escolares enfrentados pelos alunos surdos eram causados pela ausência do sentido da audição. No Brasil, autoras como Correia e Fernandes (2005), Gesser (2009), Giordani (2006) e Quadros (2005) questionam que tais insucessos devem-se ao fato, principalmente, da utilização de metodologias de ensino inadequadas e da falta de comunicação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS entre surdos e ouvintes no contexto escolar. Para melhorar a educação dos surdos, as autoras recomendam investimentos na formação dos professores, no que se refere à aprendizagem da LIBRAS e ao desenvolvimento de metodologias de ensino. O objetivo deste trabalho foi investigar e analisar os processos de ensino e aprendizagem vivenciados por alunos surdos do Ensino Fundamental da cidade de Viçosa. O público alvo foi composto por professores e alunos - surdos e ouvintes de duas escolas inclusivas do município. O projeto foi prioritariamente desenvolvido por meio da abordagem qualitativa. Para compor o corpo metodológico escolheu-se como método a investigação bibliográfica e como técnica de coleta de dados o diário de campo. A pesquisa bibliográfica englobou temáticas voltadas para educação inclusiva, surdez, bilinguismo, ensino e aprendizagem, metodologias de ensino e formação de professores. Após a construção das bases teóricas, buscou-se conhecer o processo educacional vivenciado por dois alunos surdos - um do primeiro ano e o outro do oitavo ano do Ensino Fundamental de Viçosa. Nessa etapa foi realizada a observação do contexto escolar vivenciado por eles em relação às dinâmicas de interação entre professor/aluno surdo e aluno surdo/ alunos ouvintes e às metodologias de ensino empregadas em sala de aula. As observações foram registradas em diários de campo e posteriormente analisadas. Os resultados mostraram que as interações comunicativas são restritas, uma vez que professores e alunos ouvintes não possuem fluência em LIBRAS e em nenhuma das escolas havia tradutor/intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa. Quanto às metodologias de ensino, as aulas observadas foram na maioria das vezes expositivas e com predomínio de recursos orais-auditivos. Poucas foram as adaptações voltadas aos surdos, como por exemplo, uso de recursos visuais e materiais concretos. Os achados demonstraram que muitas são as dificuldades encontradas pelos alunos surdos, uma vez que as escolas não possuem condições nem estrutura que atendam à inclusão. Na maioria das vezes, os professores não apresentam formação específica e não estão preparados para lidar com as questões que envolvem a surdez e a LIBRAS. Com base nesses achados é possível reforçar a necessidade de investimentos na formação inicial e continuada de professores no âmbito da educação inclusiva de alunos surdos. Acredita-se que por meio da formação dos professores será possível, em médio e longo prazo, melhorar as práticas de ensino e divulgar a LIBRAS nos diferentes espaços educacionais e sociais.
Palavras-chave Ensino-Aprendizagem, Alunos Surdos, Inclusão
Forma de apresentação..... Painel
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