Resumo |
Mentoring é um termo estrangeiro que pode ser traduzido como "tutoria", "mentoria", ou "apadrinhamento". O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional que promove o contato entre um empresário mais experiente, o mentor, e empresários menos experientes, os mentorados, onde há a partilha dos conhecimentos técnico e prático do mentor. Essa prática proporciona uma troca de expertise entre os envolvidos, fazendo com que os mentores possam dividir com os mentorados o conhecimento adquirido em sua trajetória profissional, bem como em suas experiências de networking, no sentido de aconselha-los e prepara-los para os desafios de empreender. Tendo em vista a importância deste mecanismo, é que a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CenTev/UFV criou o Programa Mentoring, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento das empresas vinculadas ao CenTev por meio do networking e troca de experiências com empreendedores e profissionais experientes interessados em transmitir seus conhecimentos. A Incubadora é uma das unidades do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), órgão da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O presente estudo tem como finalidade apresentar o processo de implantação do Programa Mentoring dentro do escopo do Programa de Pré-Incubação da IEBT. Para tal, foi utilizado o método da pesquisa–ação, promovendo-se a ocorrência da pesquisa concomitante à interferência prática efetiva. O desenvolvimento do programa teve início com a prospecção de mentores enquadrados nos critérios estabelecidos pela Incubadora, seguido da inclusão destes no portfólio de mentores. Após esta etapa, os mentorados participaram de reuniões em forma de "bate-papos" com os mentores, onde estes expuseram os desafios que enfrentaram no desenvolvimento de seus negócios e as estratégias que utilizaram para superá-los. Ao final da primeira mentoria, foram aplicados questionários aos participantes com o intuito de apurar a satisfação dos mesmos. A análise dos resultados revelou que 86% dos participantes tiveram suas expectativas atendidas e 71% acreditam que tal prática terá grande valia para seu desenvolvimento profissional e pessoal. Além disso, foram identificados também aspectos positivos e negativos do programa, que poderão ser utilizados futuramente para estruturação de estratégias de melhoria para o mesmo. Sendo assim, acredita-se no potencial do programa de aumentar a rede de contatos de todos os empresários envolvidos e promover a sinergia e interação entre eles, contribuindo para o desenvolvimento local a partir da melhora no desempenho empresarial de mentores e mentorados, assim como superar as dificuldades encontradas até o momento. Essa questão é fundamental para as empresas nascentes de base tecnológica, vinculadas à IEBT. |