Resumo |
Muito se discute, atualmente, sobre a importância do gerenciamento do processo de projeto arquitetônico em prol da eficiência e redução de incompatibilidades entre os projetos de arquitetura e projetos complementares, o que leva à diminuição do retrabalho e dos custos na execução, aproximando o desempenho obtido ao esperado do produto/construção. A valorização crescente do alto desempenho na produção de edificações tem evidenciado o gerenciamento dos projetos e dos seus processos, Desse modo, a demanda de conhecimento profissional e prático estimada para esta área nos próximos anos aponta uma necessidade de reformulação nas matrizes curriculares dos cursos de arquitetura e engenharia das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do país. O trabalho realizado nesta pesquisa consistiu na investigação das práticas de compatibilização de projetos com ênfase em um projeto de edificação no câmpus sede da Universidade Federal de Viçosa, bem como na análise dos conceitos usuais da gestão de projetos e compatibilização, constituindo-se o embasamento necessário para formular, junto ao professor ministrante, material de apoio para a disciplina ARQ330 - Compatibilização entre Projetos, oferecida pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa. A partir das análises de contribuições científicas e técnicas disponíveis em periódicos, nessa área, estudo de caso de obras do câmpus, análise de materiais de apoio sobre o assunto em outras IPES e o mapeamento do material e atividades realizados por turmas que cursaram a disciplina em anos anteriores, foi elaborado material de apoio com vídeos e documentos com a proposta de contribuir para uma melhor compreensão dos temas previstos na disciplina, por parte dos alunos, além de instigar o envolvimento de estudantes de graduação em Arquitetura e de Engenharia para a aquisição de habilidades em gerência de projetos. Também foi realizado um relatório contendo as principais análises e conclusões sobre os aspectos de compatibilização de projetos e processos dentro das equipes que desenvolvem projetos no câmpus e demais profissionais envolvidos na execução do empreendimento. |