Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2902

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Paula da Silva
Orientador PATRICIA ROSVADOSKI DA SILVA
Outros membros Lais Cristina Toledo de Paiva, Pedro Henrique Silva Costa Oliveira
Título Noções de empreendedorismo e educação empreendedora: aplicação em uma escola pública, com os alunos participantes do programa reinventando o ensino médio.
Resumo O empreendedorismo é caracterizado pelas ações de indivíduos que apresentam um comportamento diferenciado, e a partir disso são capazes de propor novas ideias e inovar. É importante considerar que esses indivíduos nem sempre nascem com essa propensão ao empreendedorismo, sendo muita vez a mesma desenvolvida ao longo do tempo conforme suas experiências, ou mesmo com aprofundamento do conhecimento a respeito do assunto. Dessa forma, a proposta desse projeto consiste em fornecer aos alunos da Escola Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, situada no município de Rio Paranaíba, Minas Gerais, noções de empreendedorismo, isto com base em uma educação empreendedora, sendo a mesma dada entre uma parceira do projeto com o programa Reinventando o Ensino Médio. O programa consiste na reformulação curricular da rede pública de ensino médio, fornecendo aos estudantes um ciclo de estudos com identidade própria, tendo por finalidade oferecer conteúdos interdisciplinares aplicados, sustentando três princípios fundamentais, sendo eles significação/identidade, empregabilidade e qualificação acadêmica. A escolha da educação empreendedora justifica-se pelo fato de o empreendedorismo ser um tema importante e que tem muito ainda a ser abordado, uma vez que, este, nem sempre é compreendido da forma correta e, além disso, possui muitas definições, mas que afeta diretamente aqueles indivíduos que já possuem ideias inovadoras e vontade de empreender, ou que venham a possuir. Através das atividades promovidas pelo mesmo, os alunos vivenciam casos práticos e são instigados a discutir entre si sobre o assunto, o que motiva o aprendizado e também faz com que os mesmos adquiram maior conhecimento através do compartilhamento de opiniões e experiências. Sendo assim, é possível estabelecer que o projeto “Noções de empreendedorismo e Educação empreendedora: Aplicação em uma escola pública, com alunos participantes do programa Reinventando o Ensino Médio”, contribui no oferecimento da educação empreendedora na instituição de ensino em questão.
Palavras-chave Empreendedorismo, Educação empreendedora, Reinventando o Ensino Médio.
Forma de apresentação..... Painel
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