Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2889

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e paisagismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, CNPq
Primeiro autor Fernando Klipel Cavalcanti
Orientador JOYCE CORRENA CARLO
Outros membros Carolina de Paula Telles, Liliane Fernandes Maciel
Título Ferramentas para simulação conceitual de estratégias bioclimáticas em edificações
Resumo Visando uma formação mais qualificada do arquiteto, é essencial o constante aprimoramento do processo de aprendizagem a respeito do comportamento ambiental das edificações. Santana et al. (2011) afirmam que “é fundamental que se dê atenção à formação dos profissionais e à formação técnica dos estudantes, principalmente em relação aos fenômenos físicos do edifício, também chamado de conforto ambiental” (p. 4). O entendimento dos fenômenos físicos relacionados a acústica, ventilação natural, trocas térmicas e iluminação, nos ambientes construídos, envolve uma série de conhecimentos teóricos, especialmente teorias da física e da matemática, visando quantificar e caracterizar numericamente. Porém, para uma compreensão completa e profunda desses fenômenos na arquitetura, é fundamental também que o arquiteto entenda a percepção prática das quantificações teóricas mencionadas. Neste sentido, é preciso que ele sinta e visualize os fenômenos físicos para que aprenda sobre as sensações de conforto e desconforto que o usuário sentirá em relação as opções arquitetônica que ele definir para o projeto. Diversas ferramentas de apoio didático podem ser desenvolvidas para uso em laboratórios de pesquisa e disciplinas relacionadas a comportamento ambiental e sustentabilidade na construção, ou mesmo nas disciplinas de projeto. Estes instrumentos aprimoram o processo de ensino-aprendizagem ao incentivar o estudante a desenvolver um pensamento científico baseado no domínio dos princípios assimilados na experimentação dos fenômenos. Neste sentido, o presente trabalho desenvolveu protótipos de instrumentos didáticos que auxiliem no ensino de iluminação e ventilação naturais. O objetivo principal desta pesquisa, relacionada ao Programa Jovens Talentos, foi desenvolver ferramentas para simulação conceitual de fenômenos físicos que permeiam as estratégias bioclimáticas em edificações e que propiciam o aprimoramento da aprendizagem. A primeira etapa da pesquisa foi o levantamento de ferramentas de simulação conceitual já desenvolvidas. Em seguida, foram detalhados os métodos para realizar a simulação conceitual dos fenômenos físicos, com a proposição e desenvolvimento dos protótipos das ferramentas, o desenvolvimento dos métodos para a sua produção e para a avaliação da sua aplicabilidade e desempenho. Por fim, um protótipo de cada ferramenta foi produzido. Com o término da pesquisa, foi possível assimilar melhor os conceitos relacionados ao conforto ambiental, com utilização de ferramentas práticas. Além disso, o repertório em relação a possíveis materiais para se utilizar em futuros modelos físicos também foi incluido por meio de levantamento de materiais já desenvolvidos e também pesquisa no mercado.
Palavras-chave Ferramentas, simulação, conforto
Forma de apresentação..... Painel
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