Resumo |
Visando uma formação mais qualificada do arquiteto, é essencial o constante aprimoramento do processo de aprendizagem a respeito do comportamento ambiental das edificações. Santana et al. (2011) afirmam que “é fundamental que se dê atenção à formação dos profissionais e à formação técnica dos estudantes, principalmente em relação aos fenômenos físicos do edifício, também chamado de conforto ambiental” (p. 4). O entendimento dos fenômenos físicos relacionados a acústica, ventilação natural, trocas térmicas e iluminação, nos ambientes construídos, envolve uma série de conhecimentos teóricos, especialmente teorias da física e da matemática, visando quantificar e caracterizar numericamente. Porém, para uma compreensão completa e profunda desses fenômenos na arquitetura, é fundamental também que o arquiteto entenda a percepção prática das quantificações teóricas mencionadas. Neste sentido, é preciso que ele sinta e visualize os fenômenos físicos para que aprenda sobre as sensações de conforto e desconforto que o usuário sentirá em relação as opções arquitetônica que ele definir para o projeto. Diversas ferramentas de apoio didático podem ser desenvolvidas para uso em laboratórios de pesquisa e disciplinas relacionadas a comportamento ambiental e sustentabilidade na construção, ou mesmo nas disciplinas de projeto. Estes instrumentos aprimoram o processo de ensino-aprendizagem ao incentivar o estudante a desenvolver um pensamento científico baseado no domínio dos princípios assimilados na experimentação dos fenômenos. Neste sentido, o presente trabalho desenvolveu protótipos de instrumentos didáticos que auxiliem no ensino de iluminação e ventilação naturais. O objetivo principal desta pesquisa, relacionada ao Programa Jovens Talentos, foi desenvolver ferramentas para simulação conceitual de fenômenos físicos que permeiam as estratégias bioclimáticas em edificações e que propiciam o aprimoramento da aprendizagem. A primeira etapa da pesquisa foi o levantamento de ferramentas de simulação conceitual já desenvolvidas. Em seguida, foram detalhados os métodos para realizar a simulação conceitual dos fenômenos físicos, com a proposição e desenvolvimento dos protótipos das ferramentas, o desenvolvimento dos métodos para a sua produção e para a avaliação da sua aplicabilidade e desempenho. Por fim, um protótipo de cada ferramenta foi produzido. Com o término da pesquisa, foi possível assimilar melhor os conceitos relacionados ao conforto ambiental, com utilização de ferramentas práticas. Além disso, o repertório em relação a possíveis materiais para se utilizar em futuros modelos físicos também foi incluido por meio de levantamento de materiais já desenvolvidos e também pesquisa no mercado. |