Resumo |
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) vêm modificando as relações do indivíduo diante do saber, da cultura, da informação e do conhecimento. Além disso, podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo e para as funções intelectuais superiores como, memória, atenção voluntária, linguagem, e planejamento. No entanto, a disponibilidade de recursos educacionais em softwares voltados a um público jovem e adulto com deficiência e, ou, distúrbios de aprendizagem no país é escassa. Nesse sentido a presente pesquisa buscou desenvolver em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa e a empresa Jungle Jogos Digitais, jogos educativos adaptados para computador e tablet visando atender este público. O objetivo é disponibilizar um recurso digital mais acessível e gratuito para usuários com desenvolvimento sensorial ou de processamento diferenciado de forma a favorecer a aquisição da leitura e escrita tendo a LIBRAS presente em todas as etapas. As atividades que foram construídas em português e matemática tem o embasamento nos parâmetros curriculares nacionais, conteúdo básico curricular de Minas Gerais e o exame nacional de certificação de conclusão do ensino de jovens e adultos. O projeto foi dividido em etapas que envolvem: análise técnica da prototipação; especificação de adaptações e interatividade da interface; definição e elaboração dos conteúdos didáticos; montagem das atividades por programadores; análise prática do jogo por usuários. No âmbito pedagógico foi pensado em configurações que não limite o usuário na execução das atividades. Além disso, foram selecionados cenários, cores e meios de comunicação que poderiam envolver os jogos. As atividades serão apresentadas nas modalidades de língua oral, escrita e em LIBRAS. A análise das atividades para aprovação constará de um protocolo onde os vários itens serão avaliados pela equipe multidisciplinar (pedagogos,fonoaudiólogo e programadores) sendo quantitativa no item visual, e qualitativa para o conteúdo e adequação ao usuário. Em matemática foram desenvolvidas atividades de conteúdos introdutórios à alfabetização, como noções de maior ou menor, frente, atrás ou entre, em cima ou embaixo, dentro ou fora, direita ou esquerda, sentido de direção; atividades de número e numeração; conservação de quantidade; cardinalidade e ordinalidade; geometria; operações numéricas. Em português há o reconhecimento das letras do alfabeto e escrita posicional na palavra, ordem alfabética, distinção vogais e consoantes; sílabas, consciência fonêmica (usuários ouvintes), atividades de escrita de frases e, pequenos textos. Após a validação das atividades pela equipe multidisciplinar a próxima etapa é apresentação do protótipo para os usuários da educação especial. Espera-se que o usuário tenha a percepção da aplicação dos conteúdos no seu dia-a-dia, a fim de que relacione as linguagens e escritas promovidas pelas TICs com seu uso cotidiano. |