ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Formação de professores/educadores |
Setor | Departamento de Matemática |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Cristiane Neves Mello |
Orientador | MERCIO BOTELHO FARIA |
Outros membros | Luciano David Pereira, Thais Sena de Lanna Albino |
Título | Geometria divertida: o ensino diferenciado de geometria |
Resumo | A geometria é um dos conteúdos matemáticos que os alunos possuem mais dificuldade, pois o aluno além de entender o conteúdo precisa visualizar o que está sendo estudado para desta forma construir o seu raciocínio. Infelizmente, em muitas escolas percebemos que o ensino da geometria é deixado para ser ensinado no final do ano, o que faz com que a matéria seja vista de forma rápida, sem muitos detalhes e consequentemente aumentando a dificuldade dos alunos por este conteúdo. Devido a isto, buscando um melhor conhecimento e interesse dos alunos do 6º ano e do 7º ano da Escola Municipal Coronel da Silva Bernardes (CASB, Viçosa – Minas Gerais) por este conteúdo, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID 2014 - UFV) da área de matemática, começaram a ministrar aulas diferenciadas de geometria um dia por semana. A elaboração e desenvolvimento das atividades contaram com o apoio do coordenador de área e professor supervisor da escola. Dentre essas aulas, as que se destacaram foram as que abordavam os assuntos sólidos geométricos e ângulos. O método utilizado foi iniciar o conteúdo com a sua explicação, apresentando exemplos cotidianos e depois foram desenvolvidas atividades diferenciadas com os estudantes. Assim, o objetivo da aplicação destas atividades é facilitar o estudo da geometria, suprindo as carências de modo prazeroso e motivador. Desenvolvendo-as os alunos têm a oportunidade de contextualizar os conteúdos e alimentar suas curiosidades, despertando-lhes o desejo de aprender, como diz Rubem Alves em seu livro “A Alegria de Ensinar”: “(...) só vai para a memoria aquilo que é objeto de desejo. A tarefa primordial do professor: seduzir o aluno para que ele deseje e, desejando, aprenda”(p.86). Ao final do trabalho, será mostrada a análise e o resultado do uso das atividades que foram desenvolvidas na sala de aula. Com a aplicação percebemos que a utilização dessas atividades vai muito além do que distrair os alunos, pois as mesmas podem ser usadas na construção e aprimoramento do conhecimento matemático além de desenvolver nos alunos capacidades de uma melhor aprendizagem de geometria. |
Palavras-chave | Ensino de Matemática, Geometria, Atividades Diferenciadas |
Forma de apresentação..... | Painel |