Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2863

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Cristiane Neves Mello
Orientador MERCIO BOTELHO FARIA
Outros membros Luciano David Pereira, Thais Sena de Lanna Albino
Título Geometria divertida: o ensino diferenciado de geometria
Resumo A geometria é um dos conteúdos matemáticos que os alunos possuem mais dificuldade, pois o aluno além de entender o conteúdo precisa visualizar o que está sendo estudado para desta forma construir o seu raciocínio. Infelizmente, em muitas escolas percebemos que o ensino da geometria é deixado para ser ensinado no final do ano, o que faz com que a matéria seja vista de forma rápida, sem muitos detalhes e consequentemente aumentando a dificuldade dos alunos por este conteúdo. Devido a isto, buscando um melhor conhecimento e interesse dos alunos do 6º ano e do 7º ano da Escola Municipal Coronel da Silva Bernardes (CASB, Viçosa – Minas Gerais) por este conteúdo, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID 2014 - UFV) da área de matemática, começaram a ministrar aulas diferenciadas de geometria um dia por semana. A elaboração e desenvolvimento das atividades contaram com o apoio do coordenador de área e professor supervisor da escola.
Dentre essas aulas, as que se destacaram foram as que abordavam os assuntos sólidos geométricos e ângulos. O método utilizado foi iniciar o conteúdo com a sua explicação, apresentando exemplos cotidianos e depois foram desenvolvidas atividades diferenciadas com os estudantes.
Assim, o objetivo da aplicação destas atividades é facilitar o estudo da geometria, suprindo as carências de modo prazeroso e motivador. Desenvolvendo-as os alunos têm a oportunidade de contextualizar os conteúdos e alimentar suas curiosidades, despertando-lhes o desejo de aprender, como diz Rubem Alves em seu livro “A Alegria de Ensinar”: “(...) só vai para a memoria aquilo que é objeto de desejo. A tarefa primordial do professor: seduzir o aluno para que ele deseje e, desejando, aprenda”(p.86).
Ao final do trabalho, será mostrada a análise e o resultado do uso das atividades que foram desenvolvidas na sala de aula. Com a aplicação percebemos que a utilização dessas atividades vai muito além do que distrair os alunos, pois as mesmas podem ser usadas na construção e aprimoramento do conhecimento matemático além de desenvolver nos alunos capacidades de uma melhor aprendizagem de geometria.
Palavras-chave Ensino de Matemática, Geometria, Atividades Diferenciadas
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.