Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2852

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Solos
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE, MEC, UFV
Primeiro autor André Luiz Miranda Reis
Orientador CRISTINE CAROLE MUGGLER
Outros membros Elisa Gramacho de Oliveira, Taislaine Imaculada da Rocha, Talita de Cássia Francisco
Título O movimento do Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef em 2014
Resumo O Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desenvolve ações de educação e popularização da ciência, através do Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES). O PES atua na educação formal e não formal em Viçosa e na região. No primeiro semestre de 2014 foram realizadas ações na Escola Municipal Dr. José Teotônio Pacheco em Posses/Nova Viçosa, na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, na UFV, no presídio de Viçosa e no Circo da Ciência em Rio Branco, no Acre. Na primeira escola, foram realizadas oficinas com professores e com os estudantes e a montagem da exposição “Solos: Evolução e Diversidade”. Participaram das oficinas dez professores e 152 estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. No encerramento da exposição foram apresentados os resultados dos trabalhos elaborados durante o período que a exposição ficou montada na escola. Na segunda escola, o PES participou da I Semana de Integração Escolar, com o oferecimento de oficinas de três horas para 42 estudantes do ensino fundamental e médio. A oficina “Tinta de Solos” foi oferecida aos estudantes da disciplina Gênese do Solo (SOL 220) da UFV, com o objetivo de complementar o conteúdo dessa disciplina e de divulgar o MCTAD. Os estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFV utilizaram o Museu para uma das atividades do tempo presencial do curso, na disciplina Educação e Ciência do Solo (ENA 204). Além disso, os espaços do Museu foram utilizados como laboratórios de ensino contribuindo e agregando elementos conceituais para a formação dos estudantes. Em abril foi oferecida uma atividade aos penitenciários do presídio de Viçosa, no âmbito de outro projeto de extensão. A atividade consistiu em uma palestra que abordava conteúdos de solos, com momentos de interação e manuseio de diversos materiais. Em julho, para o Circo da Ciência, atividade que ocorre no âmbito da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi preparada a exposição “Solos: muito mais do que o chão que pisamos”. Esta exposição contou com dois painéis específicos sobre os solos do Acre. Ela foi apresentada na 66ª Reunião da SBPC, na Universidade Federal do Acre, no período de 22 a 27 de julho e foi visitada por mais de três mil pessoas. Os resultados do PES compreendem desde a formação de seus bolsistas e estagiários até a efetiva popularização e amplo alcance de temas de solos e meio ambiente para um público diversificado, incluindo aquele que atende as visitas monitoradas oferecidas pelo MCTAD em seu espaço. As atividades preparatórias para a realização das ações são importantes momentos de formação dos estagiários do Museu, onde estes além de se apropriar do conteúdo, se empoderam individual e coletivamente das práticas pedagógicas. Além disso, as ações se dão em interação e articulação com outros projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão da UFV, ampliando o diálogo e a troca de saberes entre diferentes atores.
Palavras-chave “POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA", "EDUCAÇÃO EM SOLOS", "CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO"
Forma de apresentação..... Oral
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