Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2851

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Edilene Pereira Guimarães
Orientador FREDERICO ASSIS CARDOSO
Outros membros Dyjane dos Passos, Patrick dos Santos Silva, Warley Teixeira dos Santos
Título Discussão e análise de opniões sobre questões de gênero e de sexualidade
Resumo O trabalho corresponde a uma das atividades do projeto de extensão: "Corpo, gênero e sexualidade: formação em educação sexual para professores/as", financiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Extensão Universitária (PIBEX). O projeto de extensão atende a dois grupos: professores/as que atuam na educação infantil e no ensino fundamental em escolas públicas municipais/estaduais de ensino de Viçosa/MG em atividades e situações de trabalho (para quaisquer discentes: os/as que atuam nos diferentes níveis e nas diferentes modalidades de ensino em escolas localizadas no perímetro urbano e aquelas localizadas na zona rural) e alunos/as dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Viçosa (UFV) interessados/as nos estudos referentes à sexualidade e na aprendizagem das suas possibilidades de estratégias de ensino. Durante os encontros, ocorrem várias atividades em que são trabalhados temas sobre as questões de gêneros, com o objetivo de combater ações homofóbicas, sexistas e discriminatórias que possam ocorrer no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é o de apresentar uma das atividades ocorridas durante os encontros da formação. A atividade, inspirada no trabalho de Barroso e Bruschini (1985), consistiu na aplicação de um questionário em que os participantes deveriam classificar as suas respostas de pergunta aos itens em "Sim", "Não" ou "Não Sei". Logo, a partir de cada item, gerava-se uma discussão para a análise de cada resposta, objetivando verificar as diferentes opiniões e as justificativas dadas a cada enunciado. Algumas das perguntas presentes foram: “Professores/as não devem falar sobre sexualidade fora dos seus conteúdos escolares? Homossexuais que desejam adotar filhos/as devem ter o seu desejo amparado em lei? O aborto deveria ser permitido em qualquer circunstância?" As opiniões apresentaram-se diversas e o debate sobre cada pergunta pode modificar ou reafirmar discursos individuais presentes na atividade. O trabalho realiza uma análise desses questionamentos apresentando os resultados obtidos por meio de gráficos e/ou de tabelas, considerando ainda que as respostas tendem a serem influenciadas na medida em que os participantes da atividade extensionista já possuem certa leitura e aprendizado nas questões relacionadas às relações de gênero.
Referência:
[BARROSO, Carmen; BRUSCHINI, Maria Cristina (Orgs). Sexo
e juventude
: como discutir a sexualidade em casa e na
escola. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985]
Palavras-chave Corpo, gênero, sexualidade
Forma de apresentação..... Painel
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