ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação, diversidade e inclusão |
Setor | Departamento de Educação |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Edilene Pereira Guimarães |
Orientador | FREDERICO ASSIS CARDOSO |
Outros membros | Dyjane dos Passos, Patrick dos Santos Silva, Warley Teixeira dos Santos |
Título | Discussão e análise de opniões sobre questões de gênero e de sexualidade |
Resumo | O trabalho corresponde a uma das atividades do projeto de extensão: "Corpo, gênero e sexualidade: formação em educação sexual para professores/as", financiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Extensão Universitária (PIBEX). O projeto de extensão atende a dois grupos: professores/as que atuam na educação infantil e no ensino fundamental em escolas públicas municipais/estaduais de ensino de Viçosa/MG em atividades e situações de trabalho (para quaisquer discentes: os/as que atuam nos diferentes níveis e nas diferentes modalidades de ensino em escolas localizadas no perímetro urbano e aquelas localizadas na zona rural) e alunos/as dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Viçosa (UFV) interessados/as nos estudos referentes à sexualidade e na aprendizagem das suas possibilidades de estratégias de ensino. Durante os encontros, ocorrem várias atividades em que são trabalhados temas sobre as questões de gêneros, com o objetivo de combater ações homofóbicas, sexistas e discriminatórias que possam ocorrer no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é o de apresentar uma das atividades ocorridas durante os encontros da formação. A atividade, inspirada no trabalho de Barroso e Bruschini (1985), consistiu na aplicação de um questionário em que os participantes deveriam classificar as suas respostas de pergunta aos itens em "Sim", "Não" ou "Não Sei". Logo, a partir de cada item, gerava-se uma discussão para a análise de cada resposta, objetivando verificar as diferentes opiniões e as justificativas dadas a cada enunciado. Algumas das perguntas presentes foram: “Professores/as não devem falar sobre sexualidade fora dos seus conteúdos escolares? Homossexuais que desejam adotar filhos/as devem ter o seu desejo amparado em lei? O aborto deveria ser permitido em qualquer circunstância?" As opiniões apresentaram-se diversas e o debate sobre cada pergunta pode modificar ou reafirmar discursos individuais presentes na atividade. O trabalho realiza uma análise desses questionamentos apresentando os resultados obtidos por meio de gráficos e/ou de tabelas, considerando ainda que as respostas tendem a serem influenciadas na medida em que os participantes da atividade extensionista já possuem certa leitura e aprendizado nas questões relacionadas às relações de gênero. Referência: [BARROSO, Carmen; BRUSCHINI, Maria Cristina (Orgs). Sexo e juventude: como discutir a sexualidade em casa e na escola. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985] |
Palavras-chave | Corpo, gênero, sexualidade |
Forma de apresentação..... | Painel |