Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2838

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Milena Fernandes Chagas
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Título Núcleo celular, DNA e Cromossomos: De onde vem as nossas características?
Resumo No ensino de ciências, a abordagem de temas relacionados a conteúdos microscópicos e sub-microscópicos torna-se difícil devido à faixa etária dos alunos do ensino básico. Nesses casos, o uso de maquetes e modelos pode facilitar a compreensão de temas mais complexos e abstratos. Cerca de 300 alunos de 8° e 9° anos de 8 escolas públicas de Viçosa participam semanalmente de aulas experimentais do projeto Jovem Cientista, com o apoio do MEC-PROEXT. Para essas aulas são desenvolvidos modelos, maquetes, jogos e roteiros de experimentos visando a aprendizagem interdisciplinar de Ciências. Assim, foram desenvolvidas duas maquetes para a abordagem do tema "Célula, DNA e Cromossomos". A primeira maquete elaborada foi a de uma célula animal, tendo uma caixa de pizza como base e as diferentes organelas (mitocôndrias, retículos endoplasmático liso e rugoso e complexo de Golgi) confeccionadas com E.V.A. Os ribossomos foram representados por pérolas, os centríolos por canudos plásticos e o núcleo por uma bola de isopor. Para detalhar a questão da organização estrutural do DNA e dos cromossomos, construiu-se a segunda maquete, utilizando-se uma baleira com tampa, para representar um núcleo. No interior do núcleo foram representados cromossomos confeccionados a partir de moldes de papelão enovelados por várias camadas de lã e um cordão de DNA distendido, no qual as histonas foram representadas por tampinhas de garrafa PET. A viabilidade desse material paradidático foi avaliada por meio de sua aplicação junto aos alunos do 8° ano de 3 escolas públicas de Viçosa que frequentam o referido projeto, no Espaço Ciência em Ação (UFV). Adicionalmente, os alunos realizaram a extração de DNA de células da boca. Sob orientação do professor, um aluno, em cada turma, se ofereceu para fazer um bochecho com a água e sal. Após depositar o conteúdo em um béquer, outro aluno acrescentou gotas de detergente e uma mistura de água e álcool ao sistema. Alguns minutos depois foi possível visualizar o surgimento de uma camada viscosa, constituída de fragmentos de DNA. Foram aplicados dois questionários objetivos idênticos antes e após a aula, com a opção “Não Sei” em todas as questões. Após avaliação dos resultados foi possível identificar um aumento de aproximadamente 30% de acertos nas questões do segundo questionário, em relação ao primeiro. A opção “Não Sei” foi selecionada apenas em alguns dos questionários prévios. O segundo questionário também perguntava se os alunos haviam gostado da aula e todos responderam "sim". Assim, pode-se concluir que o uso combinado das maquetes e do experimento proposto foi adequado e contribuiu para a compreensão dos conceitos relacionados ao estudo dos constituintes celulares, em especial, do DNA e cromossomos.
Palavras-chave Núcleo, DNA, Modelos didáticos.
Forma de apresentação..... Oral
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