Resumo |
O presente trabalho tem por objetivo relatar nossas experiências como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Pedagogia, que nos proporcionou um contato direto com crianças de escolas públicas e suas necessidades. Seu principal objetivo foi apresentar, a partir de nossas vivencias, a reflexão sobre o reforço escolar, seus pontos positivos e negativos. Foi por meio da observação-participante que procuramos compreender quais os fatores influenciam no processo de aprendizagem. Através das observações feitas e de nossas intervenções em sala de aula, foi possível notar que boa parte dos alunos tem dificuldade de aprendizagem por ter a autoestima muito baixa e que isso pode ser decorrente de sucessivos fracassos gerados por questões socioeconômicas, como, por exemplo, dificuldades financeiras das famílias, o que, por sua vez, pode gerar pouca participação da família nas atividades escolares, criando assim, um círculo vicioso que leva a sucessivos fracassos. Na escola fomos orientadas a trabalhar com reforço individual, especialmente de leitura, para estudantes do terceiro e quarto ano do ensino fundamental. Notamos que ao tirar o estudante da sala de aula, ele tem um ganho, pois podemos dar uma atenção especial e há menos chances de dispersão, no entanto, há perdas de conteúdos que são trabalhados pela professora com o restante da turma, além de problemas de discriminação sofridos pelos estudantes que precisam de reforço. Durante o reforço, trabalhamos com diferentes gêneros textuais visando melhorar a interpretação, a gramática e a ortografia, utilizando, como material de apoio, jogos pedagógicos enviados pelo MEC, para escolas públicas. Os estudantes que eram encaminhados para o reforço tinham diferentes percepções sobre o processo: alguns gostavam, achavam bom e viam o reforço como um apoio. Por outro lado, outros estudantes viam como punição, agindo com repulsa diante do fato de serem retirados de sala de aula para o reforço. A nossa experiência ainda em fase inicial, nos faz ver que o reforço escolar, tem pontos negativos e positivos e, se for realmente necessário, nunca deve ser dado concomitante com a aula e sim, deve ser uma atividade extra horário, com atividades dinâmicas e diferenciadas para despertar o interesse do estudante pelo estudo. Concluindo, os professores devem refletir sobre suas práticas e avaliar se estão motivando ou desmotivando os estudantes e devem procurar levar para a sala de aula materiais pedagógicos interessantes e metodologias diferenciadas para melhorar a aprendizagem de toda turma. |