Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2808

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Amanda Medeiros Rodrigues
Orientador ANDREIA GUERRA SIMAN
Outros membros Andressa Paula de Castro Martins, BRUNO DAVID HENRIQUES, Fernanda Lôbo Tavares, MARIA ALICE SANTANA MILAGRES
Título Cuidando dos cuidadores do CAPS de Viçosa/MG
Resumo Descrição do tema: No contexto da Reforma Psiquiátrica a família se destaca como cuidadora do indivíduo com transtorno mental, assim como facilitadora de sua reabilitação, contribuindo para a resolutividade dos serviços de saúde. No entanto, essa responsabilidade vem causando sobrecarga de trabalho e mudança na dinâmica familiar, desencadeando estresse emocional, ansiedade e depressão. Percebe-se que os cuidadores se dedicam apenas ao cuidado com o membro da família afetado, e abdicam do próprio lazer e autocuidado. Nesse sentido, torna-se de extrema importância a aproximação dos profissionais de saúde a estes, no sentido de auxilia-los na reinserção social do portador de doença mental, além da promoção do apoio e orientações. Público Alvo: Familiares e cuidadores dos pacientes inseridos no CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) do município de Viçosa-MG. Justificativa: Constata-se a importância da figura do cuidador como ferramenta crucial para a reinserção social do portador de doença mental. Objetivos: Possibilitar aos cuidadores um momento para si, incentivando o autocuidado, autoestima e evidenciando seu valor, além de estimular a troca de experiência e sentimentos entre eles. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre grupos educativos no CAPS com 13 cuidadores de ambos os sexos e diferentes faixas etárias. A atividade foi realizada por acadêmicas do sétimo período de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, orientadas pelos professores da disciplina “Enfermagem Saúde Mental e Psiquiatria”. Foram dois encontros presenciais no CAPS, nos meses de Junho e Julho de 2014, com duração aproximada de uma hora cada. Para amparar a atividade, utilizou-se de metodologias participativas, com enfoque na promoção de autoestima e troca de experiências. No primeiro dia os cuidadores se apresentaram abordando aspectos do seu cotidiano, em seguida foi proposta uma dinâmica de relaxamento. O segundo dia teve como enfoque a valorização do cuidador e da participação da família no cuidado, bem como o reconhecimento das semelhanças vivenciadas pelos mesmos. Resultados e Conclusão: Foi possível identificar as dificuldades enfrentadas por cada participante e suas formas de lidar com elas, além de possibilitar a associação de fatores genéticos com a ocorrência dos transtornos, o que pode aumentar a fragilidade emocional dos cuidadores. A estratégia caracterizou-se como uma iniciativa inovadora, permitindo aos participantes compartilharem seus sentimentos e experiências, repensarem o autocuidado, autoestima e seu papel como agente indispensável no cuidado ao doente mental. Escutar o cuidador define-se como um importante meio para garantir maior vínculo deste com o serviço de saúde e co-responsabilidade, proporcionando maior eficácia nas intervenções realizadas. Evidencia-se assim, a necessidade de atividades como essas, que tornam o cuidador foco da assistência, uma vez que a necessidade de cuidado não é exclusiva daquele que se encontra doente.
Palavras-chave Cuidador, Educação em saúde, Saúde mental.
Forma de apresentação..... Painel
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