Resumo |
O projeto Sistemas Agroflorestais e Agroecologia como ferramenta de reintegração socioambiental de jovens de Viçosa-MG foi reiniciado no ano de 2014 e se trata de um projeto que visa promover a integração dos acolhidos da Casa de Acolhimento de Viçosa-MG com o movimento estudantil agroecológico da UFV, cuja sede encontra-se na Vila Gianette nº18. As principais ações desenvolvidas até o momento foram voltadas para a formação e reflexão sobre a compreensão do público envolvido no projeto acerca de temas como impacto dos transgênicos e agrotóxicos na saúde, formas de realizar agricultura orgânica agroecológica, comunidades tradicionais, como os indígenas, e a sua relação com a agroecologia inserindo a discussão sobre processo histórico de uso da terra no Brasil, visto que esses são os campos de atuação mais marcantes do grupo Apêti. As atividades possibilitaram que as crianças e adultos desenvolvessem a capacidade de relacionar a crítica situação em que vivem hoje os indígenas do nosso país com o modelo de agricultura do agronegócio, que é o maior responsável por desapropriações de terras no território brasileiro, realidade marcante não só para indígenas mais para outras comunidades tradicionais de todas as regiões do território nacional. Os filmes, seguidos de reflexão e discussão em grupo, despertaram nos envolvidos um crescente interesse em entender mais sobre as populações indígenas atuais e como elas vivem até hoje, de que forma praticam a agricultura e principalmente qual a relação entre o modo de vida das crianças de comunidades indígenas com o modo de vida das crianças das cidades. Como desfecho do primeiro semestre do projeto foi realizada uma exposição na Pinacoteca que foi construída com várias fotos e artigos indígenas que tiveram sua origem em uma viagem realizada por estudantes do grupo Apêti. As crianças visitaram a exposição e foram fornecidos diversos materiais didáticos, com cartilhas de atividades contextualizadas para crianças como palavras-cruzadas, caça-palavras, desenhos; uma forma lúdica visando facilitar a assimilação do que aprenderam durante as atividades do projeto relacionadas à temática indígena. Como atividades práticas do primeiro semestre do projeto foram construídos um minhocário e uma composteira para destinar corretamente os resíduos orgânicos da casa e fornecer adubo aos dois canteiros de hortaliças que foram preparados e já se encontram em fase de produção. Durante o primeiro semestre foi intensamente trabalhada a questão de como a agroecologia traz soluções não só para agricultores mais também para toda e qualquer pessoa que tenha um pequeno espaço para exercitar a criatividade e que tenha vontade de produzir alimentos saudáveis. O objetivo é fomentar a vontade nas crianças em cultivar o solo e a vontade de maior interação com o ambiente no qual estão inseridas, promovendo uma percepção e possivelmente melhor uso dos espaços disponíveis para a realização das próximas atividades. |