Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2780

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Bianca Gazolla Mendonça
Orientador LUCAS VILAS BOAS MAGALHAES
Outros membros Débora Letícia Souza Alves, Mara Cristina Almeida
Título Liga Acadêmica de Clínica Médica: uma interface entre as demandas do Sistema Único de Saúde e a educação médica
Resumo Introdução: O método clínico teve início aproximadamente em 2500 a.C, e foi introduzido por Hipócrates. Passados quase 5000 anos, houve intensa evolução em seus pilares, a saber: entrevista médica e exame físico (responsáveis por até 88% dos diagnósticos) e investigações complementares. Como o diagnóstico é o cerne da prática médica humana, científica e resolutiva, as ações desenvolvidas pela LACM-UFV procuram fazer com que os acadêmicos desenvolvam competências diagnósticas, com treinamento intensivo das habilidades de entrevista e exame físico. Naturalmente, formando um profissional proficiente em diagnosticar, contribui-se para ofertar parte dos recursos humanos qualificados dos quais o SUS tanto se ressente. Objetivos: a LACM-UFV objetiva integrar ensino, pesquisa e extensão para promover a autonomia dos discentes estimulando-os a serem promotores de saúde e agentes de transformação das práticas de trabalho. Principais ações: Foram realizadas diversas reuniões científicas periódicas, abertas ao público, envolvendo o debate de casos clínicos reais, utilizando o método Decisões Clínicas (DC), mediado pelo coordenador docente, e a apresentação de seminários sobre os temas cuja necessidade de aprendizado ficou evidente durante a discussão dos casos. Paralelamente, houve o desenvolvimento de base virtual de divulgação do conhecimento gerado nas assembleias, com acesso gratuito à comunidade. As pautas produzidas nas DC fomentaram o desenvolvimento de Oficinas Diagnósticas (OD). Trata-se de uma metodologia de ensino-aprendizado que valoriza a problematização como oportunidade para reflexão, aceitando que o ritmo de aprendizado é individual. As oficinas produzidas em breve ficarão disponíveis via web para acesso público. Resultados: As reuniões públicas organizadas pela LACM-UFV constituíram um momento oportuno para reflexão acerca da articulação ensino-serviço. As pautas motivaram a elaboração de seminários e material de ensino disponibilizado por mídia eletrônica. Temas importantes à prática profissional e considerados insuficientes durante a graduação médica foram aventados para a elaboração do material didático das OD. Foram produzidas OD sobre semiologia respiratória, ausculta cardíaca 1 e 2 e análise do líquor. Os temas também foram elencados considerando-se necessidade de métodos seguros de diagnóstico, o que, com via final, implica na melhoria da assistência à saúde e na redução dos gastos do SUS com procedimentos equivocados. Conclusão: As ações desenvolvidas valorizam a pesquisa individual e coletiva e o fortalecimento da articulação da teoria com a prática médica, culminando no aperfeiçoamento do uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico e exercício da Medicina pela utilização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em evidências científicas. Essas ações permitem o uso adequado recursos semiológicos, validados cientificamente, hierarquizados para atenção integral à saúde, respondendo às demandas do SUS.
Palavras-chave Educação médica, método clínico, ligas acadêmicas
Forma de apresentação..... Painel
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