Resumo |
Introdução: O método clínico teve início aproximadamente em 2500 a.C, e foi introduzido por Hipócrates. Passados quase 5000 anos, houve intensa evolução em seus pilares, a saber: entrevista médica e exame físico (responsáveis por até 88% dos diagnósticos) e investigações complementares. Como o diagnóstico é o cerne da prática médica humana, científica e resolutiva, as ações desenvolvidas pela LACM-UFV procuram fazer com que os acadêmicos desenvolvam competências diagnósticas, com treinamento intensivo das habilidades de entrevista e exame físico. Naturalmente, formando um profissional proficiente em diagnosticar, contribui-se para ofertar parte dos recursos humanos qualificados dos quais o SUS tanto se ressente. Objetivos: a LACM-UFV objetiva integrar ensino, pesquisa e extensão para promover a autonomia dos discentes estimulando-os a serem promotores de saúde e agentes de transformação das práticas de trabalho. Principais ações: Foram realizadas diversas reuniões científicas periódicas, abertas ao público, envolvendo o debate de casos clínicos reais, utilizando o método Decisões Clínicas (DC), mediado pelo coordenador docente, e a apresentação de seminários sobre os temas cuja necessidade de aprendizado ficou evidente durante a discussão dos casos. Paralelamente, houve o desenvolvimento de base virtual de divulgação do conhecimento gerado nas assembleias, com acesso gratuito à comunidade. As pautas produzidas nas DC fomentaram o desenvolvimento de Oficinas Diagnósticas (OD). Trata-se de uma metodologia de ensino-aprendizado que valoriza a problematização como oportunidade para reflexão, aceitando que o ritmo de aprendizado é individual. As oficinas produzidas em breve ficarão disponíveis via web para acesso público. Resultados: As reuniões públicas organizadas pela LACM-UFV constituíram um momento oportuno para reflexão acerca da articulação ensino-serviço. As pautas motivaram a elaboração de seminários e material de ensino disponibilizado por mídia eletrônica. Temas importantes à prática profissional e considerados insuficientes durante a graduação médica foram aventados para a elaboração do material didático das OD. Foram produzidas OD sobre semiologia respiratória, ausculta cardíaca 1 e 2 e análise do líquor. Os temas também foram elencados considerando-se necessidade de métodos seguros de diagnóstico, o que, com via final, implica na melhoria da assistência à saúde e na redução dos gastos do SUS com procedimentos equivocados. Conclusão: As ações desenvolvidas valorizam a pesquisa individual e coletiva e o fortalecimento da articulação da teoria com a prática médica, culminando no aperfeiçoamento do uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico e exercício da Medicina pela utilização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em evidências científicas. Essas ações permitem o uso adequado recursos semiológicos, validados cientificamente, hierarquizados para atenção integral à saúde, respondendo às demandas do SUS. |