Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2778

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE, UFV
Primeiro autor Willian Vieira da Silva
Orientador DÊNIS ANTONIO DA CUNHA
Outros membros Marcel Viana Pires
Título Percepção ambiental de participantes do projeto de extensão CINE-ECO: estudo de caso
Resumo A complexidade dos problemas socioambientais vividos em Viçosa e em suas comunidades requer vários olhares e diversas maneiras de abordá-los. Assim, o projeto de extensão “CINE-ECO:Integrando Cinema, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, desenvolvido junto aos moradores do bairro Vau Açu,tem como ferramenta principal a exibição e análise de filmes com temática ambiental para discutir o desenvolvimento sustentável numa perspectiva crítica. As sessões são seguidas por debates com o objetivo de socializar saberes a respeito do meio ambiente e discutir soluções para os problemas ambientais vividos no bairro. O público é de aproximadamente 130 pessoas por sessão, sendo a maioria crianças.Entre as atividades do projeto procurou-se identificar, por meio da análise de desenhos, a percepção acerca do conceito de meio ambiente de crianças e pré-adolescentes participantes.Buscou-se avaliar se as representações diferem de acordo com a faixa etária dos participantes,apontando o posicionamento dos participantes em relação ao conceito de meio ambiente e, assim,facilitando a identificação dos filmes a serem exibidos e identificando a forma mais apropriada de abordar as questões relacionadas. A investigação da percepção foi realizada com base em metodologia qualitativa, que busca interpretar dados da realidade a partir da perspectiva dos pesquisados. No total, foram avaliados 52 desenhos de crianças e pré-adolescentes.Os resultados da amostra completa indicaram que 50% têm visão Naturalista do meio ambiente, 44% apresentam visão Globalizante e apenas 6% possuem visão Antropocêntrica. Pôde-se observar, analisando os desenhos da faixa etária entre 5 e 9 anos, que os sujeitos representaram o meio ambiente por meio de uma diminuição ao meio natural. Na maioria dos desenhos dessa faixa etária (52%), o meio ambiente é mostrado como bucólico ou Naturalista, na qual a paisagem apresenta-se intocada, sem presença de ação antrópica. Ao mesmo tempo, observou-se que as crianças já são capazes de perceber a presença da inserção do homem no meio natural, visto que a visão Globalizante foi identificada em 48% dos desenhos analisados. Entretanto, tais sujeitos não percebem a ação humana e seus impactos nos recursos naturais. Por outro lado, ao se analisar os desenhos da segunda faixa etária (10-14 anos), verificou-se que 13% dos desenhos apresentaram a visão de meio ambiente como algo de utilidade para a sobrevivência do homem, englobando, também, elementos de degradação ambiental, o que caracteriza a visão Antropocêntrica. Porém, de forma similar a primeira faixa etária, grande parte dos desenhos (48%) apresentou visão Naturalista, predominando elementos naturais atmosféricos (sol, nuvens, arco-íris), edáficos (terra, grama, cachoeira, rios) e naturais (animais e plantas). Dessa forma, verifica-se que as percepções refletem conceitos sociais, históricos e culturais dos contextos onde os sujeitos vivem, sendo, portanto dinâmicas e sujeitas a alterações.
Palavras-chave Percepção ambiental, CINE-ECO, Vau Açu
Forma de apresentação..... Oral
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