Resumo |
A complexidade dos problemas socioambientais vividos em Viçosa e em suas comunidades requer vários olhares e diversas maneiras de abordá-los. Assim, o projeto de extensão “CINE-ECO:Integrando Cinema, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, desenvolvido junto aos moradores do bairro Vau Açu,tem como ferramenta principal a exibição e análise de filmes com temática ambiental para discutir o desenvolvimento sustentável numa perspectiva crítica. As sessões são seguidas por debates com o objetivo de socializar saberes a respeito do meio ambiente e discutir soluções para os problemas ambientais vividos no bairro. O público é de aproximadamente 130 pessoas por sessão, sendo a maioria crianças.Entre as atividades do projeto procurou-se identificar, por meio da análise de desenhos, a percepção acerca do conceito de meio ambiente de crianças e pré-adolescentes participantes.Buscou-se avaliar se as representações diferem de acordo com a faixa etária dos participantes,apontando o posicionamento dos participantes em relação ao conceito de meio ambiente e, assim,facilitando a identificação dos filmes a serem exibidos e identificando a forma mais apropriada de abordar as questões relacionadas. A investigação da percepção foi realizada com base em metodologia qualitativa, que busca interpretar dados da realidade a partir da perspectiva dos pesquisados. No total, foram avaliados 52 desenhos de crianças e pré-adolescentes.Os resultados da amostra completa indicaram que 50% têm visão Naturalista do meio ambiente, 44% apresentam visão Globalizante e apenas 6% possuem visão Antropocêntrica. Pôde-se observar, analisando os desenhos da faixa etária entre 5 e 9 anos, que os sujeitos representaram o meio ambiente por meio de uma diminuição ao meio natural. Na maioria dos desenhos dessa faixa etária (52%), o meio ambiente é mostrado como bucólico ou Naturalista, na qual a paisagem apresenta-se intocada, sem presença de ação antrópica. Ao mesmo tempo, observou-se que as crianças já são capazes de perceber a presença da inserção do homem no meio natural, visto que a visão Globalizante foi identificada em 48% dos desenhos analisados. Entretanto, tais sujeitos não percebem a ação humana e seus impactos nos recursos naturais. Por outro lado, ao se analisar os desenhos da segunda faixa etária (10-14 anos), verificou-se que 13% dos desenhos apresentaram a visão de meio ambiente como algo de utilidade para a sobrevivência do homem, englobando, também, elementos de degradação ambiental, o que caracteriza a visão Antropocêntrica. Porém, de forma similar a primeira faixa etária, grande parte dos desenhos (48%) apresentou visão Naturalista, predominando elementos naturais atmosféricos (sol, nuvens, arco-íris), edáficos (terra, grama, cachoeira, rios) e naturais (animais e plantas). Dessa forma, verifica-se que as percepções refletem conceitos sociais, históricos e culturais dos contextos onde os sujeitos vivem, sendo, portanto dinâmicas e sujeitas a alterações. |