| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Educação e meio ambiente |
| Setor | Departamento de Biologia Geral |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Wanderson Valente dos Santos |
| Orientador | Rita de Cassia Moreira |
| Outros membros | Alcilia Cristina Fernandes, Ney Marcos Ferreira Rocha |
| Título | A utilização de aulas de campo como forma de aprendizagem. |
| Resumo | Uma aula de campo pode ser considerada uma estratégia que facilita o processo de ensino aprendizagem. A partir dessa técnica é possível que os alunos fixem conceitos de diversas áreas como ecologia e educação ambiental. As aulas de campo tem como finalidade sair de uma aula convencional, para uma aula mais interativa, participativa e dinâmica, ou seja os alunos saem um pouco do livro didático podendo vivenciar a realidade contextualizada no mesmo. Porém esse método não é utilizado com muita frequência pelos professores, por falta de recursos financeiros, aspectos burocráticos envolvendo os pais e a escola e principalmente, pela falta de tempo dos profissionais da educação em elaborarem essas atividades. O PIBID-BIOLOGIA - Programa Institucional de Iniciação à Docência visa atender os alunos em um horário extra turno, no qual possibilita o bolsista a desenvolver diversas atividades, incluindo aulas de campo. Essas aulas de campo acontecem nas proximidades da escola, possibilitando que o aluno visualize de maneira mais concreta as relações que normalmente passam despercebidos no seu dia a dia. Podendo trabalhar no ensino de ciências vários conteúdos como, interações, problemas ambientais e estudos dos solos. O seguinte projeto tem como proposta analisar como as aulas de campo podem atuar no desenvolvimento e conhecimento dos alunos do 6º ano de uma escola estadual da cidade de Viçosa-MG, onde essa metodologia e pouco utilizada pelos professores em suas aulas. Analisando assim como esses alunos se comportam perante essas atividades e como estas influenciam em sua busca pelo aprendizado, buscando informações na literatura sobre como elas afetam os alunos. No decorrer das atividades desenvolvidas notou-se que apesar de ficarem muito agitados, a participação e o interesse dos alunos foi bastante motivador e que essas atividades devem ser aplicadas com maior frequência. A utilização de aulas de campo continuaram sendo utilizadas para possibilitar uma maior coleta de dados de maneira mais eficiente do projeto realizado. |
| Palavras-chave | Desenvolvimento, Aprendizagem, Ensino |
| Forma de apresentação..... | Painel |