Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2768

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Wanderson Valente dos Santos
Orientador Rita de Cassia Moreira
Outros membros Alcilia Cristina Fernandes, Ney Marcos Ferreira Rocha
Título A utilização de aulas de campo como forma de aprendizagem.
Resumo Uma aula de campo pode ser considerada uma estratégia que facilita o processo de ensino aprendizagem. A partir dessa técnica é possível que os alunos fixem conceitos de diversas áreas como ecologia e educação ambiental. As aulas de campo tem como finalidade sair de uma aula convencional, para uma aula mais interativa, participativa e dinâmica, ou seja os alunos saem um pouco do livro didático podendo vivenciar a realidade contextualizada no mesmo. Porém esse método não é utilizado com muita frequência pelos professores, por falta de recursos financeiros, aspectos burocráticos envolvendo os pais e a escola e principalmente, pela falta de tempo dos profissionais da educação em elaborarem essas atividades. O PIBID-BIOLOGIA - Programa Institucional de Iniciação à Docência visa atender os alunos em um horário extra turno, no qual possibilita o bolsista a desenvolver diversas atividades, incluindo aulas de campo. Essas aulas de campo acontecem nas proximidades da escola, possibilitando que o aluno visualize de maneira mais concreta as relações que normalmente passam despercebidos no seu dia a dia. Podendo trabalhar no ensino de ciências vários conteúdos como, interações, problemas ambientais e estudos dos solos. O seguinte projeto tem como proposta analisar como as aulas de campo podem atuar no desenvolvimento e conhecimento dos alunos do 6º ano de uma escola estadual da cidade de Viçosa-MG, onde essa metodologia e pouco utilizada pelos professores em suas aulas. Analisando assim como esses alunos se comportam perante essas atividades e como estas influenciam em sua busca pelo aprendizado, buscando informações na literatura sobre como elas afetam os alunos. No decorrer das atividades desenvolvidas notou-se que apesar de ficarem muito agitados, a participação e o interesse dos alunos foi bastante motivador e que essas atividades devem ser aplicadas com maior frequência. A utilização de aulas de campo continuaram sendo utilizadas para possibilitar uma maior coleta de dados de maneira mais eficiente do projeto realizado.
Palavras-chave Desenvolvimento, Aprendizagem, Ensino
Forma de apresentação..... Painel
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