Resumo |
São materiais paradidáticos livros e materiais que não possuem a finalidade de serem considerados didáticos, como por exemplo vídeos, maquetes e jogos. Os mesmos são considerados importantes pois podem ser utilizados aspectos lúdicos mais que os didáticos, e por serem mais eficientes do ponto de vista pedagógico. Ressalto que os materiais paradidáticos são complementares aos materiais convencionais, por que é necessário que o aluno tenha um conhecimento pré existente para ser mais eficaz que o método convencional de ensino aprendizagem. Quando os alunos são submetidos a uma atividade em que esses materiais estão presentes ocorre o aperfeiçoamento de habilidades cognitivas, sociais e motoras que facilitam o seu desenvolvimento. O uso de materiais paradidáticos, em escolas públicas, ainda vem sendo pouco utilizado pelos professores, principalmente no ensino de Ciências, que é uma disciplina que abrange diversos conceitos importantes para a vida do aluno, possibilitando que o mesmo reflita e atue sobre diferentes temas. O PIBID-BIOLOGIA - Programa Institucional de Iniciação à Docência tem como uma de suas propostas o atendimento aos alunos no extra turno da aulas, possibilitando que o bolsista desenvolva atividades paradidáticas, no qual o mesmo não ocorre, muitas vezes, em uma aula convencional por falta de tempo do professor para o planejamento e a utilização desses métodos. O referido projeto apresenta como proposta principal verificar como a utilização de metodologias paradidáticas influenciam na aprendizagem e no conhecimento dos alunos, do 7º ano, de uma escola estadual da cidade de Viçosa-MG. Identificando, durante a aplicação dessas atividades, a participação e o interesse desses alunos, coletando informações com aspectos do seu comportamento para serem quantificados. Observou-se que nas atividades já desenvolvidas os alunos fixaram com maior facilidade o conteúdo ministrado e demostraram maior interesse por esse método. O desenvolvimento das atividades continuarão sendo aplicadas com os alunos, para uma coleta de dados mais precisa, demostrando assim a sua eficácia. |