Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2767

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Alcilia Cristina Fernandes
Orientador Rita de Cassia Moreira
Outros membros Ney Marcos Ferreira Rocha, Wanderson Valente dos Santos
Título O uso de materiais paradidáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem.
Resumo São materiais paradidáticos livros e materiais que não possuem a finalidade de serem considerados didáticos, como por exemplo vídeos, maquetes e jogos. Os mesmos são considerados importantes pois podem ser utilizados aspectos lúdicos mais que os didáticos, e por serem mais eficientes do ponto de vista pedagógico. Ressalto que os materiais paradidáticos são complementares aos materiais convencionais, por que é necessário que o aluno tenha um conhecimento pré existente para ser mais eficaz que o método convencional de ensino aprendizagem. Quando os alunos são submetidos a uma atividade em que esses materiais estão presentes ocorre o aperfeiçoamento de habilidades cognitivas, sociais e motoras que facilitam o seu desenvolvimento. O uso de materiais paradidáticos, em escolas públicas, ainda vem sendo pouco utilizado pelos professores, principalmente no ensino de Ciências, que é uma disciplina que abrange diversos conceitos importantes para a vida do aluno, possibilitando que o mesmo reflita e atue sobre diferentes temas. O PIBID-BIOLOGIA - Programa Institucional de Iniciação à Docência tem como uma de suas propostas o atendimento aos alunos no extra turno da aulas, possibilitando que o bolsista desenvolva atividades paradidáticas, no qual o mesmo não ocorre, muitas vezes, em uma aula convencional por falta de tempo do professor para o planejamento e a utilização desses métodos. O referido projeto apresenta como proposta principal verificar como a utilização de metodologias paradidáticas influenciam na aprendizagem e no conhecimento dos alunos, do 7º ano, de uma escola estadual da cidade de Viçosa-MG. Identificando, durante a aplicação dessas atividades, a participação e o interesse desses alunos, coletando informações com aspectos do seu comportamento para serem quantificados. Observou-se que nas atividades já desenvolvidas os alunos fixaram com maior facilidade o conteúdo ministrado e demostraram maior interesse por esse método. O desenvolvimento das atividades continuarão sendo aplicadas com os alunos, para uma coleta de dados mais precisa, demostrando assim a sua eficácia.
Palavras-chave Facilitador, Desenvolvimento, Paradidático.
Forma de apresentação..... Painel
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