Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2754

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ney Marcos Ferreira Rocha
Orientador Rita de Cassia Moreira
Outros membros Alcilia Cristina Fernandes, Wanderson Valente dos Santos
Título A ludicidade como ferramenta de motivação e interesse pelo ensino de ciências.
Resumo Atualmente, com o avanço tecnológico, a infância vem perdendo seu espaço pelo processo de renuncia às brincadeiras, sendo em muitos casos substituídas por outras atividades como computador, TV, videogame e celular. Cabe aos pais e educadores, buscarem a melhoria dessa situação. A falta de interesse e a desmotivação da grande maioria dos alunos, principalmente das escolas públicas, pelas aulas de ciências é devido a fatores econômicos, sociais, componentes curriculares que não se aproximam da sua realidade ou ainda pela falta da utilização por parte do professor de estratégias motivadoras. Uma dessas estratégias é a ludicidade, ou seja, a utilização de atividades que despertem o prazer em aprender. A ludicidade não está relacionada somente com o jogo, e sim com atividades que possibilitam momentos de descontração, prazer, participação, envolvimento e interação. A atividade lúdica é diferente de uma aula convencional, por estar totalmente ligada com a interação, pois o aluno participa ativamente da aula, desenvolvendo o conhecimento e exercendo a ação. Por meio da sua utilização, o aluno amadurece algumas capacidades de socialização, aprende a aceitar regras e perdas, desenvolve habilidades visuais, auditivas e motoras. Este recurso é, na maioria das vezes, pouco utilizado pelos educadores, pois muitos não possuem tempo de elaborar as atividades, não são capacitados ou não acreditam em sua eficácia. Uma das atividades propostas pelo PIBID-BIOLOGIA - Programa Institucional de Iniciação à Docência - é o atendimento aos alunos no contra turno das aulas, onde o bolsista tem a oportunidade de realizar atividades diferentes, das desenvolvidas pelo professor em sala de aula, usando de diferentes recursos, como jogos, vídeos, músicas e atividades práticas. O projeto tem com proposta avaliar como a utilização de recursos lúdicos interfere no interesse pela Ciência, dos alunos do 7º ano, de uma escola estadual da cidade de Viçosa-MG. Observando assim o comportamento desses alunos em atividades lúdicas, por meio da participação, através de perguntas, curiosidades e da interação com os outros colegas, elaborando uma rubrica com aspectos de comportamento dos alunos, que serão quantificados. Constatou-se nas atividades já desenvolvidas, que estas práticas afetaram de maneira positiva os alunos participantes. As atividades continuam sendo aplicadas na escola, para uma coleta de dados maior e assim poder mensurar a eficácia do projeto realizado.
Palavras-chave Ludicidade, Desenvolvimento, Interação.
Forma de apresentação..... Painel
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