Resumo |
Introdução: Ter um filho recém-nascido internado em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal é uma condição estressante para qualquer pai ou cuidador, devido a condição de vulnerabilidade da saúde desse, em substituição da idealização da chegada de um bebê saudável sendo levado para casa após o nascimento. Sendo assim, a equipe de saúde envolvida nos cuidados desta criança exerce um papel de suma importância, principalmente o de redução do medo e ansiedade destes familiares. Além disto, são responsáveis por passar todas as informações necessárias para acalentar e sanar as dúvidas desses. Estas orientações devem ser construídas de forma acessível a atender qualquer tipo de pessoa envolvida. Objetivos: Realizar atividades de educação nutricional e para a saúde com familiares cuidadores de crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital São Sebastião, bem como com a equipe multiprofissional da unidade hospitalar visando a importância do cuidado nutricional para este público. Métodos: Criação de um grupo de apoio aos familiares cuidadores a fim de ajudar a sanar as dúvidas e inseguranças que possam surgir. Criação, também, de um grupo de discussão com a equipe multiprofissional envolvida que permite apresentar informações sobre os conhecimentos já adquiridos e padronizando as orientações a serem fornecidas aos familiares cuidadores. As atividades desenvolvidas por estes grupos envolvem reuniões quinzenais, através de apresentações, discussões, vídeos, folders, cartazes e materiais educativos. Estes materiais abordam temas envolvendo o aleitamento materno, o crescimento pôndero-estatural de crianças egressas em UTIN, alimentação materna e sua influência na lactação, alimentação complementar às crianças e as intercorrências mamárias decorrentes. Além disso, estas reuniões permitem uma comunicação e integração maior com o educador e os outros pais presentes. A elaboração dos materiais foi baseada em fácil contexto e compreensão de forma sucinta, direta, com ilustrações e fotos atrativas para caracterizar o assunto abordado. Além disto, há a possibilidade dos educandos levarem este material para casa de forma a auxiliar nas possíveis inseguranças que possam surgir. Resultados: Espera-se com este trabalho que, através da educação nutricional aos pais e à equipe multiprofissional possa-se colaborar com a redução das dúvidas e melhor compreensão sobre o estado nutricional das crianças internadas visando um crescimento e desenvolvimento adequados a essas. Conclusão: Desta forma, colabora-se com a sociedade em questão promovendo saúde, educação nutricional, apoio, redução do estresse, medo e insegurança dos familiares cuidadores e padronização das orientações a serem passadas pelos profissionais da equipe de saúde, reduzindo intercorrências que poderiam ser ocasionadas pela inexperiência desses. |