Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2751

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Rebeca Barros da Costa
Orientador GLAUCE DIAS DA COSTA
Outros membros Damila Danúbia da Silva Rodrigues, LUCIANA FERREIRA DA ROCHA SANT ANA
Título Cuidado nutricional de crianças internadas em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: orientação aos familiares cuidadores no acompanhamento da evolução nutricional de seus filhos.
Resumo Introdução: Ter um filho recém-nascido internado em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal é uma condição estressante para qualquer pai ou cuidador, devido a condição de vulnerabilidade da saúde desse, em substituição da idealização da chegada de um bebê saudável sendo levado para casa após o nascimento. Sendo assim, a equipe de saúde envolvida nos cuidados desta criança exerce um papel de suma importância, principalmente o de redução do medo e ansiedade destes familiares. Além disto, são responsáveis por passar todas as informações necessárias para acalentar e sanar as dúvidas desses. Estas orientações devem ser construídas de forma acessível a atender qualquer tipo de pessoa envolvida. Objetivos: Realizar atividades de educação nutricional e para a saúde com familiares cuidadores de crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital São Sebastião, bem como com a equipe multiprofissional da unidade hospitalar visando a importância do cuidado nutricional para este público. Métodos: Criação de um grupo de apoio aos familiares cuidadores a fim de ajudar a sanar as dúvidas e inseguranças que possam surgir. Criação, também, de um grupo de discussão com a equipe multiprofissional envolvida que permite apresentar informações sobre os conhecimentos já adquiridos e padronizando as orientações a serem fornecidas aos familiares cuidadores. As atividades desenvolvidas por estes grupos envolvem reuniões quinzenais, através de apresentações, discussões, vídeos, folders, cartazes e materiais educativos. Estes materiais abordam temas envolvendo o aleitamento materno, o crescimento pôndero-estatural de crianças egressas em UTIN, alimentação materna e sua influência na lactação, alimentação complementar às crianças e as intercorrências mamárias decorrentes. Além disso, estas reuniões permitem uma comunicação e integração maior com o educador e os outros pais presentes. A elaboração dos materiais foi baseada em fácil contexto e compreensão de forma sucinta, direta, com ilustrações e fotos atrativas para caracterizar o assunto abordado. Além disto, há a possibilidade dos educandos levarem este material para casa de forma a auxiliar nas possíveis inseguranças que possam surgir. Resultados: Espera-se com este trabalho que, através da educação nutricional aos pais e à equipe multiprofissional possa-se colaborar com a redução das dúvidas e melhor compreensão sobre o estado nutricional das crianças internadas visando um crescimento e desenvolvimento adequados a essas. Conclusão: Desta forma, colabora-se com a sociedade em questão promovendo saúde, educação nutricional, apoio, redução do estresse, medo e insegurança dos familiares cuidadores e padronização das orientações a serem passadas pelos profissionais da equipe de saúde, reduzindo intercorrências que poderiam ser ocasionadas pela inexperiência desses.
Palavras-chave Educação Nutricional, Recém-nascido, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Forma de apresentação..... Painel
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