Resumo |
No PIBID/Pedagogia/UFV (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) um dos subprojetos insere o licenciando a vivenciar em escolas municipais de Viçosa/MG a articulação da educação especial na proposta da educação inclusiva. Entre as atuações deste projeto está o atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem que representam de 5 a 7% da população escolar e se identifica por uma alta discrepância entre a capacidade cognitiva e sensorial da pessoa e o seu desempenho nas tarefas escolares, na produção de fala, leitura, escrita e habilidades matemáticas. Com objetivo de favorecer a aprendizagem de alunos com estas condições de desenvolvimento foram realizadas pelas bolsistas, por um semestre, atuações didáticas com jogos pedagógicos, atividades lúdicas no português e na matemática para aquisição de conhecimentos básicos e acompanhamento das atividades acadêmicas em classe, as quais eram registradas descritivamente em de forma relatório pós-evento. As ações aconteceram em duas escolas municipais do ensino fundamental, sendo 3 alunos de uma escola do 4º ano e, outro aluno, do primeiro ano de outra escola, com idades entre 8 a 12 anos que também frequentam a sala de recursos multifuncional. As alterações apresentadas pelos alunos na escrita foram: ausência de espaçamento entre as palavras, do uso de pontuação, de reconhecimento das famílias silábicas, de uso da letra cursiva ou maiúscula; escrita ilegível, com subtração de letras e, grafada acima da linha do caderno; na leitura houve silabação da palavra ou, suposição da palavra por identificação da primeira sílaba e dificuldade de interpretação textual; comportamentos impulsivos e dificuldade de atenção; interesse em colorir. Para auxiliar a aquisição da escrita e leitura foram realizadas atividades com jogos, de memória (associação figura/palavra), de palavras cruzadas e famílias silábicas. Com a utilização dos jogos os alunos conseguiram identificar todo o alfabeto, agrupar e formar palavras, aumentando o reconhecimento de palavras em relação ao início do trabalho. Alguns alunos começaram a escrever de forma legível quando as palavras eram ditadas. A receptividade do grupo foi variável entre aceitar a proposta continuamente e outros às vezes. Estes resultados sugerem várias direções para compreensão das dificuldades de aprendizagem dos alunos acompanhados. Indicam que recursos instrucionais como jogos favorecem melhor a aquisição da escrita e leitura em alunos com dificuldades de aprendizagem, permitindo acompanhar as hipóteses do aluno na alfabetização. Ao mesmo tempo é preciso no exercício da docência fortalecer a autoestima do aluno, valorizando todos os avanços apresentados para que a aprendizagem prossiga. Com vivências de formação neste foco espera-se que a educação inclusiva se amplie em atendimento e qualidade. |