Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2744

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Aline Maria Santana Araujo
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros ALZIRA MARIA LEAL COELHO, Andreia Andrade Moraes Massensini, Laldisseia da Silva Costa, MARIA APARECIDA FERREIRA FONTES
Título Atuação do PIBID junto a alunos com dificuldades de aprendizagem
Resumo No PIBID/Pedagogia/UFV (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) um dos subprojetos insere o licenciando a vivenciar em escolas municipais de Viçosa/MG a articulação da educação especial na proposta da educação inclusiva. Entre as atuações deste projeto está o atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem que representam de 5 a 7% da população escolar e se identifica por uma alta discrepância entre a capacidade cognitiva e sensorial da pessoa e o seu desempenho nas tarefas escolares, na produção de fala, leitura, escrita e habilidades matemáticas. Com objetivo de favorecer a aprendizagem de alunos com estas condições de desenvolvimento foram realizadas pelas bolsistas, por um semestre, atuações didáticas com jogos pedagógicos, atividades lúdicas no português e na matemática para aquisição de conhecimentos básicos e acompanhamento das atividades acadêmicas em classe, as quais eram registradas descritivamente em de forma relatório pós-evento. As ações aconteceram em duas escolas municipais do ensino fundamental, sendo 3 alunos de uma escola do 4º ano e, outro aluno, do primeiro ano de outra escola, com idades entre 8 a 12 anos que também frequentam a sala de recursos multifuncional. As alterações apresentadas pelos alunos na escrita foram: ausência de espaçamento entre as palavras, do uso de pontuação, de reconhecimento das famílias silábicas, de uso da letra cursiva ou maiúscula; escrita ilegível, com subtração de letras e, grafada acima da linha do caderno; na leitura houve silabação da palavra ou, suposição da palavra por identificação da primeira sílaba e dificuldade de interpretação textual; comportamentos impulsivos e dificuldade de atenção; interesse em colorir. Para auxiliar a aquisição da escrita e leitura foram realizadas atividades com jogos, de memória (associação figura/palavra), de palavras cruzadas e famílias silábicas. Com a utilização dos jogos os alunos conseguiram identificar todo o alfabeto, agrupar e formar palavras, aumentando o reconhecimento de palavras em relação ao início do trabalho. Alguns alunos começaram a escrever de forma legível quando as palavras eram ditadas. A receptividade do grupo foi variável entre aceitar a proposta continuamente e outros às vezes. Estes resultados sugerem várias direções para compreensão das dificuldades de aprendizagem dos alunos acompanhados. Indicam que recursos instrucionais como jogos favorecem melhor a aquisição da escrita e leitura em alunos com dificuldades de aprendizagem, permitindo acompanhar as hipóteses do aluno na alfabetização. Ao mesmo tempo é preciso no exercício da docência fortalecer a autoestima do aluno, valorizando todos os avanços apresentados para que a aprendizagem prossiga. Com vivências de formação neste foco espera-se que a educação inclusiva se amplie em atendimento e qualidade.
Palavras-chave Docência, educação especial, dificuldade de aprendizagem.
Forma de apresentação..... Oral
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