ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Lingüística e semiótica |
Setor | Departamento de Letras |
Bolsa | CNPq |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | Rafaela de Andrade Paiva |
Orientador | ADRIANA DA SILVA |
Título | Gênero textual e ensino: Utilizando as sequências didáticas para o desenvolvimento de textos dissertativos nas aulas de Produção textual |
Resumo | O presente trabalho verificará a influência de uma sequência didática em aulas de redação, com o intuito de melhorar o domínio de gêneros textuais em alunos do ensino médio de uma escola regular no interior de Minas Gerais. Para tanto, nos pautaremos à aplicação de uma metodologia organizada sistematicamente para o desenvolvimento da capacidade de domínio do aluno ao gênero apresentado e a uma melhora da informatividade apresentada no texto. Para a avaliação do projeto, o pesquisador fará uma comparação entre a primeira atividade, que consta de uma redação inicial, e a atividade final, que será uma produção textual . A presente pesquisa está inserida como subprojeto do projeto “Leitura e escrita no ensino médio: demandas para a ação e a formação de professores, caminhos para novas práticas” apresentado por pesquisadores da PUC-Minas e diversos pesquisadores de outras instituições de ensino de Minas Gerais. O projeto é um estudo continuado sobre a formação dos professores e aperfeiçoamento das práticas de ensino, no que tange ao estudo de língua e financiado pela FAPEMIG. Para auxiliar os alunos no desenvolvimento da escrita, utilizaremos também o apoio das novas tecnologias, pois é de suma importância a adequação da escola à utilização desses recursos para o ensino dos gêneros textuais. Nesse sentido, o projeto utilizará textos escritos por essas fontes de informação. Os canais aqui escolhidos serão o blog, os sites jornalísticos, as páginas de entretenimento e as redes sociais, tendo em vista que muitos alunos possuem o hábito de lê-los com frequência, também serão utilizados sites de divulgação científica. Assim sendo, a relevância dessa pesquisa não está somente em levantar dados para o campo de pesquisa acadêmico, mas está relacionado a um auxílio para a sociedade, uma vez que propõe-se verificar o trabalho da produção textual na escola. Ao fazer uma intervenção nas escolas, nos preocupamos em formar cidadãos aptos para diversos cargos na sociedade, que exigem domínios de mais meios de discurso. |
Palavras-chave | gênero textual, ensino, sequência didática |
Forma de apresentação..... | Painel |