Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2733

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física teórica, experimental e de simulação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor MARCOS FELIPE CALAIS DA SILVA
Orientador DANIEL RODRIGUES VENTURA
Outros membros JULIANO CESAR ALVES REIS, MARCELO DE SOUZA SILVÉRIO LEITE
Título Abordagem do uso de sensores no ensino de física
Resumo O uso dos sensores permite um contato interativo e dinâmico entre os alunos e os conteúdos curriculares, além de facilitar a aprendizagem, pode auxiliar na adaptação as novidades tecnológicas cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Em nosso projeto utilizamos sensores de movimentos, de temperatura e outros com as mais diferentes funcionalidades.
Visando familiarizar o contato com esses potentes instrumentos, assim como buscar uma metodologia mais eficiente de ensino da física foram incorporados a aulas para o ensino fundamental desenvolvidas no CAP-Coluni em projeto de extensão. Elaborou-se atividades experimentais de diversos conteúdos da ciência e mais especificamente da física com o uso dos sensores e/ou análise de vídeos.
Percebeu-se que o uso destes instrumentos deixa a matéria mais atraente, na medida em que permite aos alunos uma maneira de interagir com o assunto, verificando quase instantaneamente o resultado dos experimentos desenvolvidos, com boa precisão.
O uso desses equipamentos se baseia normalmente no uso de um sensor acoplado a um computador, muitas vezes pela USB porta, e um programa para trabalhar com as informações extraídas, seja na forma de dados gráficos ou informações específicas extraídas pelo sensor. Estes dados são apresentados na forma gráficos e/ou tabelas e permitem ajustes e análises. O uso desses softwares permite a modelagem dessas informações e coleta de novas informações de interesse.
É exatamente a possibilidade de analisar as informações separadamente sem perder sua unidade, além de dar um tratamento visual, que facilita a interpretação e retenção das informações. Além disso como alguns sensores são de fácil manuseio, isso permite que o próprio estudante tenha contato com a informação que será extraída. Tudo isto envolve o estudante no experimento e dá maior credibilidade aos dados e ao resultado final.
Alguns dos softwares que podem ser utilizados na análise de vídeo são o LoggerPro no caso de pago, e o Tracker software livre disponibilizado pela internet, que é utilizado em diversas universidades brasileiras e em diversos países onde o ensino é mais evoluído.
Vê-se assim que abordar o uso de sensores e de softwares como os acima citados, permite entre outras coisas a montagem de modelos de maneira a quantificar o erro experimental, e mais importante permite linkar diferentes assuntos da física através dos dados extraídos de um mesmo experimento. Estes recursos modernos permitindo a reformulação das aulas tornando a aprendizagem da física mais divertida, ou seja, mostrando a beleza do mundo físico.
Palavras-chave sensores, ensino, física
Forma de apresentação..... Painel
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