ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Física teórica, experimental e de simulação |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | PIBIC Ensino Médio |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | MARCOS FELIPE CALAIS DA SILVA |
Orientador | DANIEL RODRIGUES VENTURA |
Outros membros | JULIANO CESAR ALVES REIS, MARCELO DE SOUZA SILVÉRIO LEITE |
Título | Abordagem do uso de sensores no ensino de física |
Resumo | O uso dos sensores permite um contato interativo e dinâmico entre os alunos e os conteúdos curriculares, além de facilitar a aprendizagem, pode auxiliar na adaptação as novidades tecnológicas cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Em nosso projeto utilizamos sensores de movimentos, de temperatura e outros com as mais diferentes funcionalidades. Visando familiarizar o contato com esses potentes instrumentos, assim como buscar uma metodologia mais eficiente de ensino da física foram incorporados a aulas para o ensino fundamental desenvolvidas no CAP-Coluni em projeto de extensão. Elaborou-se atividades experimentais de diversos conteúdos da ciência e mais especificamente da física com o uso dos sensores e/ou análise de vídeos. Percebeu-se que o uso destes instrumentos deixa a matéria mais atraente, na medida em que permite aos alunos uma maneira de interagir com o assunto, verificando quase instantaneamente o resultado dos experimentos desenvolvidos, com boa precisão. O uso desses equipamentos se baseia normalmente no uso de um sensor acoplado a um computador, muitas vezes pela USB porta, e um programa para trabalhar com as informações extraídas, seja na forma de dados gráficos ou informações específicas extraídas pelo sensor. Estes dados são apresentados na forma gráficos e/ou tabelas e permitem ajustes e análises. O uso desses softwares permite a modelagem dessas informações e coleta de novas informações de interesse. É exatamente a possibilidade de analisar as informações separadamente sem perder sua unidade, além de dar um tratamento visual, que facilita a interpretação e retenção das informações. Além disso como alguns sensores são de fácil manuseio, isso permite que o próprio estudante tenha contato com a informação que será extraída. Tudo isto envolve o estudante no experimento e dá maior credibilidade aos dados e ao resultado final. Alguns dos softwares que podem ser utilizados na análise de vídeo são o LoggerPro no caso de pago, e o Tracker software livre disponibilizado pela internet, que é utilizado em diversas universidades brasileiras e em diversos países onde o ensino é mais evoluído. Vê-se assim que abordar o uso de sensores e de softwares como os acima citados, permite entre outras coisas a montagem de modelos de maneira a quantificar o erro experimental, e mais importante permite linkar diferentes assuntos da física através dos dados extraídos de um mesmo experimento. Estes recursos modernos permitindo a reformulação das aulas tornando a aprendizagem da física mais divertida, ou seja, mostrando a beleza do mundo físico. |
Palavras-chave | sensores, ensino, física |
Forma de apresentação..... | Painel |