Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2732

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Joao Daniel Remiro Barroso
Orientador BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS
Outros membros Alessandre Luiz Braga Júnior, HENRIQUE AMARAL BINATO, MIRENE PELOSO, Raisa Mirella Cardoso, RONALDO AFONSO TORRES
Título LAPEZA - A Liga Acadêmica de Pediatria Zilda Arns da Universidade Federal de Viçosa
Resumo A Liga Acadêmica de Pediatria Zilda Arns da Universidade Federal de Viçosa

Introdução:
A Liga Acadêmica de Pediatria Zilda Arns (LAPEZA) é um projeto de extensão cadastrado no RAEX. Fundada em 2013 por um grupo de alunos do 3° e 4° anos da graduação em Medicina pela Universidade Federal de Viçosa sob orientação de uma docente Pediatra, visa aprofundar o conhecimento em Saúde da Criança e do Adolescente e aproximar o acadêmico de Medicina do serviço de Pediatria.

Objetivos:
Relatar as principais ações e resultados alcançados nesse primeiro semestre de vigência da LAPEZA, ressaltando a importância dos conhecimentos adquiridos na formação do médico generalista.

Descrição das principais ações:
Estruturada em reuniões quinzenais, a LAPEZA possui um cronograma teórico já previamente estabelecido, organizado pelos discentes, abordando temas de interesse e relevantes para a prática clínica. Adotou-se como metodologia para as reuniões, uma abordagem teórica em um primeiro momento, feita por dois discentes, sob supervisão de um docente orientador, com duração de 50 minutos. Segue-se então a apresentação de um caso clínico pertinente, com um momento de discussões e esclarecimento de dúvidas. Na área de extensão a LAPEZA tem como objetivos organizar e participar de Cursos, Jornadas, Congressos, Simpósios e outras atividades informativas e extensionistas relacionadas com as áreas de atuação da Liga.

Resultados alcançados até o momento:
Para ingressar na LAPEZA o discente passa por um processo seletivo teórico que aborda temas em Pediatria. São disponibilizadas 12 vagas anuais para acadêmicos que estejam cursando a partir do 5° período de graduação. A primeira turma de membros concluiu 5 reuniões com abordagem de temas relevantes em Saúde da Criança e do Adolescente: A Criança Vítima de Abuso, caso clínico: O menino mais visitado do hospital, Síndromes Genéticas, Anemias e Refluxo Gastro-esofágico. Cada reunião contou com a presença de, no mínimo, um Médico Pediatra para aprofundar as discussões sobre os temas.

Conclusões:
Apesar de tratar-se de uma Liga de Pediatria, a LAPEZA não é voltada apenas para o discente que deseja seguir esse ramo da Medicina. Devido a sua abordagem a temas relevantes e corriqueiros na prática clínica diária, mostra-se um importante espaço de aprendizado na formação de todo médico generalista. A metodologia utilizada para nortear as reuniões mostrou-se efetiva no sentido de proporcionar uma boa discussão e aprofundamento nos temas abordados.
Palavras-chave LAPEZA, liga, acadêmica
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.