Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2728

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Envelhecimento e qualidade de vida
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Elias dos Santos Jaques
Orientador RITA DE CASSIA PEREIRA FARIAS
Outros membros Simone Menezes Donato
Título Memórias e vivências de idosos sobre o trabalho infantil e a escolaridade
Resumo No Brasil, a população idosa tem se elevado consideravelmente a partir das últimas décadas. Dentre essa população, verifica-se um elevado nível de analfabetismo e baixa escolaridade, principalmente entre aqueles de baixa renda pois, quando eram crianças, tiveram que abdicar dos estudos para realizar trabalhos domésticos ou mesmo contribuir com a renda familiar. Vinculado principalmente às necessidades financeiras, o trabalho infantil limitou as chances de desenvolvimento pessoal e profissional destes indivíduos. Como a falta de escolarização compromete a cidadania e a qualidade de vida dos idosos, alguns núcleos de convivência oferecem educação gerontológica, cuja oportunidade de aprendizagem contribui para o aproveitamento de algumas oportunidades que a velhice oferece, como fazer viagens e dedicar-se à leituras. Por isso, o presente trabalho consiste na análise de dados parciais relativos a um projeto de pesquisa realizado junto a um grupo de idosos participantes do Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI), cujo objetivo é reconstruir as memórias e as vivências dos idosos relativas à sua trajetória de vida, mediante reuniões semanais, exposições de mensagens e diálogos com os idosos, acerca de assuntos relacionados à sociedade e à cultura. O estudo possibilitou-nos compreender que a existência de projetos sociais e políticas públicas voltadas para os idosos suprem parte da demanda desse público acerca das necessidades de adquirir novos conhecimentos e desenvolver a sociabilidade. Mesmo com as influências do trabalho infantil na vida dos idosos e o comprometimento da escolarização formal em sua cidadania, os idosos estão buscando novas formas de aproveitar seu tempo e desenvolver atividades que ao longo de suas vidas não puderam realizar. A educação recebida no núcleo possibilita a troca de saberes, contribui para a socialização, a elevação da autoestima e a ampliação da qualidade do envelhecimento, o que demonstra a relevância dos projetos sociais voltados para os idosos no sentido de contribuir para uma velhice mais ativa e produtiva.
Palavras-chave Trabalho infantil, Educação, Velhice
Forma de apresentação..... Oral
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